Início Cidades Prefeitura inicia em 8 escolas implantação do programa Famílias Fortes em Osasco

Prefeitura inicia em 8 escolas implantação do programa Famílias Fortes em Osasco

208
0

A Prefeitura de Osasco informou que começou na quinta-feira, dia 17/8, a implementação formal na cidade do Programa Famílias Fortes, metodologia de prevenção de comportamentos de risco destinada a famílias com filhos entre 10 e 14 anos. A prevenção se realiza por meio do fortalecimento dos vínculos familiares e do desenvolvimento de habilidades parentais e socioemocionais.
O Famílias Fortes foi traduzido e adaptado para o Brasil em 2014 pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc). Em outubro do ano passado a Prefeitura de Osasco assinou um convênio com o governo federal para a implementação do programa, que será aplicado pela Secretaria da Família, Cidadania e Segurança Alimentar conjuntamente com as secretarias de Assistência Social e Educação. No Brasil, o programa está presente em 225 municípios e, na Grande São Paulo, em Osasco e Barueri.
Para este primeiro ciclo de aplicação foram escolhidas 8 escolas municipais (4 da zona Sul e 4 da zona Norte) de Ensino Fundamental utilizando como critério de seleção a quantidade de beneficiários do Programa Nosso Futuro (de transferência de renda) com filhos matriculados no quinto ano e que funcionam à noite, horário em que ocorrerão as reuniões (entre 18h30 e 21 horas). Em cada uma dessas escolas serão atendidas inicialmente 15 famílias, totalizando 120 famílias no primeiro ciclo.
Na zona Sul, as escolas que iniciam o programa são: CEU José Saramago, Emeief Marina Von Puttkammer Melli, Emeief Messias Gonçalves da Silva e Emeief Renato Fiuza Teles. Na zona Norte são: Emef Pastor Josias Baptista, Emef Manoel Barboza de Souza, Emef Therezinha Martins Pereira e CEU Zilda Arns.

PAIS E FILHOS

Na primeira hora de cada encontro os pais ou responsáveis se reúnem em uma sala com os profissionais que aplicarão as oficinas, e os filhos em outra. Os pais são ensinados a esclarecer as expectativas com base nas normas de desenvolvimento de crianças e adolescentes, a usar práticas disciplinares apropriadas, a gerenciar emoções fortes em relação aos filhos e a se comunicar de maneira eficaz.
Já os filhos aprendem habilidades para interação pessoal e social, como ter metas que deem sentido à vida, seguir regras, reconhecer as dificuldades e qualidades dos pais, lidar com a pressão dos amigos, saber identificar modelos positivos e ajudar os outros.
Na segunda hora, pais e filhos se reúnem numa mesma sala onde praticam as habilidades que aprenderam, trabalham na comunicação e resolução de conflitos e se envolvem em atividades para aumentar a coesão familiar e o envolvimento positivo dos filhos na família.
Nos encontros, os facilitadores dispõem de manual que detalha as atividades e o tempo de cada uma e de vídeos que abordam os temas a serem trabalhados com as famílias.
Entre os objetivos do programa estão: ensinar pais e filhos a desenvolverem maneiras eficazes de comunicação e relacionamento; mostrar aos pais a importância de apoiar os filhos; ajudar os pais a disciplinar e orientar os filhos de forma eficaz; orientar os filhos sobre como compreender e valorizar os pais; ensinar os filhos a lidar com o estresse e a pressão dos amigos; e promover uma expectativa de futuro aos jovens.