Início Geral PZ Brasil celebra 201 anos da Independência

Brasil celebra 201 anos da Independência

543
0

Cidades da região iniciam Semana da Pátria e organizam desfiles do Dia da Independência

O país inteiro celebra na próxima quinta-feira, dia 7 de setembro, o Dia da Independência do Brasil que, proclamada pelo regente Dom Pedro I em 1822, completa 201 anos em 2023.
Responsáveis pelas cerimônias cívicas, as cidades brasileiras ingressam na Semana da Pátria com programações que podem durar todos os dias até a data principal ou mesmo apenas os tradicionais desfiles no próprio 7 de setembro.
Na região Oeste da Grande São Paulo, ao menos três cidades divulgaram a programação de atividades, sendo que Osasco é uma das que promove atividades durante toda a Semana da Pátria.
Assim, já neste sábado, dia 2/9, a Secretaria de Educação da Prefeitura de Osasco inicia a programação a partir das 9 horas com hasteamento das bandeiras, exposição de equipamentos bélicos do Exército, apresentação de bandas de fanfarras e da Banda do Exército Brasileiro, entre outros. O hasteamento, às 9 horas, acontece em frente à Prefeitura, à avenida Lázaro de Melo Brandão, 300. Já a exposição e apresentação de bandas e fanfarras permanecerá até as 15 horas no estacionamento da Prefeitura, na rua Narciso Sturlini, s/nº. O evento é gratuito e aberto à população.
Na quinta-feira, 7 de setembro, Osasco promove o Desfile Cívico e Militar que neste ano terá o tema: “O mundo da Literatura. Uma viagem pela História”. A atividade começa às 8 horas pela avenida dos Autonomistas, iniciando-se na altura no número 3.700 e seguindo no sentido do Km 18, até as proximidades da antiga Telesp.

JANDIRA ‘CELEBRA RAÍZES’

Em Jandira, as celebrações ficarão restritas ao próprio dia 7 de setembro, na quinta-feira, com a realização do desfile cívico. Para este ano, o tema escolhido é “Jandira: celebrando suas raízes e construindo um futuro”.
A Prefeitura organiza o desfile previsto para começar às 9 horas, com ponto de partida na avenida João Balhesteiro (em frente à estação de trem de Jandira).
Autoridades e munícipes devem acompanhar a ação que contará com a presença de conjuntos do Corpo de Bombeiros, Exército, das secretarias de Educação, Saúde, Desenvolvimento Social, Esporte, Lazer e Recreação, entre outros. Todos os estudantes de escolas públicas e privadas do município também se farão presentes.
A administração municipal recomenda que todos os presentes façam uso de roupas leves, protetor solar, bonés ou chapéus, além da ingestão de água.

ITAPEVI ESTIMA 3 MIL PARTICIPANTES

Em Itapevi, o tradicional Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro está previsto para começar às 9 horas, devendo se estender até as 11h30 no Corredor Oeste Metropolitano (rodovia Nelson Ferreira da Costa), no Centro.
A Prefeitura, organizadora do evento, estima a participação de aproximadamente 3 mil pessoas, entre alunos e convidados. Participam 47 escolas municipais e cinco estaduais. O tema será “Da Colonização à Globalização – Brasil onde chegamos?”.
O público presente terá à sua disposição ambulâncias, banheiros químicos, arquibancada coberta e tendas de alimentação. Serão disponibilizados transportes para as crianças das escolas participantes.
O Corredor Oeste Metropolitano (rodovia Nelson Ferreira da Costa), no Centro de Itapevi, será interditado para o desfile a partir das 9 horas do dia 6 de setembro e a reabertura às 18 horas do dia 7, com o encerramento do evento. O trecho interditado será do viaduto José dos Santos Novaes, no Centro, ao lado do Terminal de Ônibus, até o retorno próximo à estação de trem Engenheiro Cardoso.

Em Itapevi são aguardadas 3 mil pessoas entre alunos e convidados – Foto: Divulgação/PMI