Na sexta-feira da semana passada, dia 1º de setembro, a Prefeitura de Santana de Parnaíba promoveu a inauguração do Espaço Proteção e Amparo para as Mulheres (Epam), tratando-o “como mais uma ferramenta de garantia dos direitos e proteção das mulheres da cidade”.
O espaço está localizado na rua Nicarágua, 7, e fica no mesmo prédio da Delegacia de Defesa da Mulher, no Jardim São Luís. Sua principal função será a de oferecer abrigo provisório às mulheres vítimas de violência doméstica, acompanhadas ou não de seus dependentes, que precisem deixar emergencialmente seus domicílios por risco à integridade física.
Segundo a Prefeitura, o local funciona 24 horas e conta com dormitórios para a mãe e crianças, equipe de segurança, alimentação, acompanhamento psicossocial e equipe multidisciplinar para oferecer assistência às vítimas, auxiliando-as na saída do ciclo da violência doméstica e retomada do controle de suas vidas.
A assessoria de Comunicação da Prefeitura de Santana de Parnaíba não detalhou qual a capacidade de atendimento do novo espaço, tampouco como se dará o encaminhamento das mulheres para o local.