Início Esportes Sob batuta de Fernando Diniz, Brasil estreia nas eliminatórias para a Copa...

Sob batuta de Fernando Diniz, Brasil estreia nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026

308
0
Lucas Perri, arqueiro do Botafogo, é um dos quatro nomes que atuam no Brasil chamados pelo treinador interino - Foto: Vitor Silva/Botafogo FR

A seleção masculina brasileira de futebol estreará nesta sexta-feira, 8 de setembro, nas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2026: sob comando de Fernando Diniz, o escrete canarinho enfrentará a Bolívia, a partir das 21h45, em Belém (PA). A segunda rodada está prevista para a terça-feira, 12 de setembro, diante do Peru, a partir das 23 horas, em Lima.
Além do Brasil e dos seus dois primeiros concorrentes, as eliminatórias reunirão também Paraguai, Colômbia, Venezuela, Argentina, Equador, Chile e Uruguai. Cada equipe jogará contra todas as demais, em turno e returno — nove vezes como mandantes, mais nove como visitantes. Ao final, os seis mais bem classificados carimbarão passaporte para o torneio mundial, que pela primeira vez na história terá 48 seleções e três sedes: Canadá, Estados Unidos da América e México.
Atual técnico do Fluminense (RJ), Diniz ficará no cargo até julho de 2024, quando a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) espera passar a contar com os trabalhos de Carlo Ancelloti, italiano que está sob contrato com o Real Madrid. Para os dois compromissos continentais, Diniz convocou os goleiros Alisson, Ederson e Lucas Perri; para as laterais Renan Lodi, Caio Henrique, Danilo e Vanderson; para a zaga poderão atuar Ibañez, Gabriel Magalhães, Marquinhos e Nino. Os meio-campistas são André, Bruno Guimarães, Casemiro, Joelinton e Raphael Veiga. A linha ofensiva disporá de Gabriel Jesus, Gabriel Martinelli, Richarlison, Rodrygo, Neymar, Raphinha e Matgeus Cunha. Apenas Lucas Perri (Botafogo), Nino e André (Fluminense) e Raphael Veiga (Palmeiras) atuam no cenário brasileiro.
Os confrontos das duas primeiras rodadas são: Paraguai x Peru, Colômbia x Venezuela, Argentina x Equador, Uruguai x Chile, Brasil x Bolívia; Bolívia x Argentina; Equador x Uruguai; Venezuela x Paraguai; Chile x Colômbia; Peru x Brasil.
A Argentina, atual campeã do mundo, não terá presença garantida no próximo mundial e deve confirmar a vaga disputando as eliminatórias. Essa determinação da Fifa aconteceu em 2001 e o último campeão com direito adquirido para a Copa seguinte foi a França, que venceu em 1998 e se classificou automaticamente para 2002 (Coreia do Sul e Japão).