O movimento hip hop ganhou força nos Estados Unidos em meados da década de 1970, oriundo dos subúrbios negros e latinos de Nova Iorque, mais precisamente no bairro do Bronx, reunindo música, dança e ações sociais, como forma de resistência às injustiças da sociedade.
Simbolicamente, seu início ficou marcado em agosto de 1973, o que o fez celebrar no mês passado seus 50 anos de ações pelo mundo. Oficialmente, no entanto, o Dia Mundial do Hip Hop é celebrado no dia 12 de novembro.
Apesar dessas datas oficiais e mundiais, duas cidades da região celebram, nesses próximos dias de setembro, semanas alusivas à cultura hip hop, cumprindo seus próprios calendários locais.
A primeira delas acontece já a partir desta sexta-feira, 22 de setembro, seguindo-se até segunda-feira, dia 24/9, em Itapevi. Segundo a Lei Municipal nº 1.605/2033, essas atividades deveriam ser realizadas na primeira semana do mês de setembro.
De qualquer forma, elas estão previstas nos seguintes formatos: nesta sexta-feira (22), as apresentações acontecem na praça Carlos de Castro, no Centro, com B-boys (breakdancers que usam a forma de arte do hip-hop), MCs, DJs, além de grafite com Tovani e Bcr. No sábado (23) haverá shows de trap, rap, boombap, b-boys e b-girls, além de grafite com Fefe e Tchonys. O evento será no Parque da Cidade, à rua Professor Dimarães Antônio Sandei, Cidade da Sapude. Nesse dia serão montadas telas para que artistas produzam seus grafites para o público. Na lista de artistas estão: Apuros, Cris Spice, Gueto Dub, Jah Key, Jamal, Lelo, Maze, Nai, Nivi, Rodo, Tchonys, Tissi, Tuka, Vermes, Wall, Woginski e Yah.Luz.
No domingo (24), serão realizados shows de trap, rap, boombap, batalha kids de b-boys e b-girls e grafite. A batalha kids será um duelo de b-boys atendidos pela Prefeitura, com as aulas de Street Dance e começa às 11 horas. As apresentações começam às 14 horas com o grupo Itacity Dance, tudo no Teatro Municipal, que fica na rua Professor Irineu Chaluppe, 65 – Centro.
Os eventos são gratuitos e abertos ao público. A organização é da Secretaria de Cultura de Itapevi e haverá Praça de Alimentação com foods trucks, ambulâncias, segurança da Guarda Civil Municipal (GCM) e banheiros químicos.
DIÁLOGOS PERIFÉRICOS
Um dia depois de a festa acabar em Itapevi, ela irá começar na vizinha Jandira, onde a Semana do Hip-hop + Diálogos Periféricos 2023 está programada para ocorrer no período de 25 a 30 de setembro. Organizadora do evento, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo prevê “oportunidade única para celebrar a cultura urbana, promover o diálogo sobre políticas públicas para a juventude e valorizar os talentosos artistas do movimento hip-hop”.
Os encontros acontecerão em várias localidades do município, abrangendo as escolas estaduais, o Cursinho Popular de Jandira (CPJ) e a Escola Técnica Estadual (Etec) da cidade.
Na parte musical, estão previstos MCs, DJs e beatboxers como Rebeca Jonz, Sobek, Be4tGuetto, RTX, DJ Malo, DaGoma, Brazza, Betinho, Lady Family, dentre outros. O graffiti, no aspecto visual, reunirá artistas como Danilo Art, Fábio Maçã, Cesar Kcha, Projeto Isabele e Thayna Maiele.
Os talentos de dança KG Kaio Gabriel e Krump Killers irão movimentar o público no estile breakdance; e os Diálogos Periféricos trarão à tona questões relevantes com participação de Fantasma da Rima, Jotta Original, Isaac de Salú e Dalton Porto.
Apesar de divulgar que a entrada é gratuita para todos os eventos, a Prefeitura de Jandira não divulgou programação detalhada com horários e locais exatos de cada apresentação.