O ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Osasco, Dr. Lindoso, recebeu convidados e lideranças políticas na noite de segunda-feira, dia 25 de setembro, para prestigiar sua filiação ao partido Novo. O encontro que praticamente dá a largada na corrida eleitoral de 2024 aconteceu no prédio da Associação Comercial e Empresarial de Osasco (Aceo) e, segundo sua assessoria, teria reunido aproximadamente mil pessoas.
Nascido em São Luís do Maranhão, e atualmente com 46 anos de idade, o médico oftalmologista Elissandro Márcio Silva Lindoso reúne um histórico de diversas candidaturas, desde 2008, e também a passagem por vários partidos políticos. Em 2008, candidato pela primeira vez a vereador pelo PMN, obteve apenas 510 votos. Dois anos depois, em 2012, já no PSL tentou também sem sucesso a candidatura a deputado estadual, obtendo 2.332 votos.
Em 2021, já em novo partido, o PV, tentou novamente a cadeira de vereador, melhorou a contagem para 2.719 votos, mas não conseguiu a eleição. Somente na eleição municipal seguinte, em 2016, filiado ao PSDB, conseguiu a primeira e única eleição a vereador, mas o fez com estilo: com 6.214 votos, foi o vereador mais votado daquela eleição e, por conta disso, acabou também eleito presidente da Câmara Municipal, posto que ocupou no biênio 2017/2018.
Ainda no cargo de vereador, em 2018, manteve-se no PSDB e tentou eleição a deputado estadual, mas seus 30.457 votos não foram suficientes para conduzirem-no à Assembleia Legislativa de São Paulo.
DE OLHO NA PREFEITURA
Em 2020, na eleição municipal mais recente, Lindoso filiou-se ao Republicanos e tentou sua cartada mais alta, candidatando-se ao cargo de prefeito de Osasco. Naquele ano, obteve 65.543 votos, ficou na 2ª colocação entre os demais candidatos, mas a vitória do atual prefeito Rogério Lins (Podemos) foi avassaladora: com 204.207 votos, Lins obteve 60,94% dos votos válidos, enquanto Lindoso, em 2º, teve apenas 19,86% dos votos válidos.
Depois disso, em 2022, e já no PSC, Lindoso tentou um cargo no Legislativo nacional, candidatando-se a deputado federal e, com 41.017 votos, novamente não obteve êxito.
Como ficou na segunda colocação para prefeito em 2022 e já não terá mais pela frente o atual prefeito Rogério Lins como adversário direto (já que é candidato por dois mandatos consecutivos e não pode tentar a reeleição), Lindoso, agora no partido Novo, é tido como virtual candidato à Prefeitura na eleição de 2024, condição que naturalmente terá de consolidar nos próximos meses dentro da própria legenda e eventualmente com acordos ainda a serem firmados com outras legendas e lideranças.
Além de Lindoso, a pouco mais de um ano das próximas eleições, surgem na lista de eventuais candidatos a prefeito no próximo pleito os atuais deputados estaduais Gerson Pessoa (Podemos) e Emidio de Souza (PT); o deputado federal Fábio Teruel (MDB); o ex-deputado federal João Paulo Cunha (PT); a líder do PSol, Simony dos Anjos; e outros nomes que certamente ainda surgirão com a chegado do próximo ano.