Início Cidades Barueri se prepara para entregar novo ‘Lar do Idoso’ no início de...

Barueri se prepara para entregar novo ‘Lar do Idoso’ no início de 2024

660
0
Foto: Cauber Drone/Secom 

Nova sede do ‘Lar do Idoso’ será instalada na Aldeia de Barueri com capacidade para atender 52 pessoas

Uma nova obra com amplo caráter social está prestes a ser finalizada e entregue à população de Barueri: tocada pela Secretaria de Obras da cidade, a nova sede da Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), o chamado “Lar do Idoso”, estaria com 90% de sua execução concluída – segundo a própria Secretaria – em fase de execução de acabamentos, pintura e paisagismo.
O balanço da obra foi divulgado no início desta semana pela Prefeitura, justamente pela passagem, no domingo, dia 1º de outubro, do Dia Nacional do Idoso e Dia Internacional da Terceira Idade. De acordo com a administração municipal, o prédio localizado na rua José Maria Balieiro, no bairro da Aldeia, terá bloco único de três pavimentos (piso térreo, primeiro e segundo andares), com 4.260,22 m² de área construída em terreno de 5.035,00 m². É erguido ao lado dos Centros de Assistência Psicossocial: Infantojuvenil – Trilha; Adulto – Estação; e AD – Álcool e Drogas (Caps), já estabelecidos na região.

ESTRUTURA E PRAZO

De acordo com o projeto, o piso térreo receberá a recepção, sala para fisioterapia, área administrativa, cozinha e refeitório, área de convivência e jardins internos. O primeiro pavimento terá dormitórios masculino e feminino com banheiros acessíveis para pessoas dependentes e semidependentes, central de enfermagem, consultório odontológico, área de convivência, solário, varanda, espaço ecumênico, copa para distribuição e refeitório de funcionários.
O segundo (último piso) contará com outros dormitórios masculino e feminino, banheiros acessíveis para indivíduos independentes, consultório médico, central de enfermagem, área de convivência e terraço amplo. O prédio terá ainda 15 vagas para estacionamento, sendo uma acessível.
O “Lar do Idoso” terá capacidade para 52 vagas de pessoas acima dos 60 anos de idade e contará com equipe com cuidador, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, psicólogo, assistente social, médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, nutricionista e cozinheiro. O espaço visa ainda estimular a convivência do público da terceira idade em situação vulnerável para que possa desfrutar de atividades que serão oferecidas nas dependências do novo espaço.
O ingresso do idoso ou da idosa em situação de vulnerabilidade social ao novo ILPI será feito depois de uma avaliação, caso a caso, para decidir quem poderá ser transferido para o novo espaço. Atualmente, o funcionamento em sistema de ILPI na cidade é realizado pelo Grupo Vida Brasil.
O prefeito Rubens Furlan (PSDB) destacou que a importância da obra: “No Lar do Idoso, caso a família não possa, a pessoa será bem cuidada pelo poder público”, garantiu. Já o secretário de Obras, Beto Piteri, reforçou que o projeto foi elaborado pensando nas necessidades físicas e emocionais das pessoas da terceira idade. “É um lar do idoso para aquelas pessoas que já contribuíram com a nossa cidade e o nosso país. Um amplo espaço para atendimento com dignidade”.
De acordo com a Prefeitura, todos os preparativos estão sendo tomados para que a obra seja concluída e entregue à comunidade em janeiro de 2024.

Edificado em área com 5 mil m², o novo espaço está sediado no bairro da Aldeia – Foto: Cauber Drone/Secom