Início Cidades Mutirão da Saúde pretende realizar 14 mil consultas e 12 mil exames...

Mutirão da Saúde pretende realizar 14 mil consultas e 12 mil exames médicos nos próximos seis meses em Itapevi

330
0
A partir do dia 16 de outubro, o atendimento à população terá horário ampliado  - Foto: Divulgação/PMI

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Itapevi está programando um grande Mutirão da Saúde na cidade, que pretende atender toda a demanda reprimida na cidade, dando mais celeridade em diagnósticos médicos. O setor está anunciando a iniciativa com antecedência, já que pretende dar início à ação no próximo dia 16 de outubro.
O Programa Saúde em 1º Lugar, no qual o Mutirão está inserido, tem como objetivo reprimir a demanda total da cidade dentro de aproximadamente seis meses e, para tanto, estima realizar 14 mil consultas em diversas especialidades e 12 mil exames. A Prefeitura, no entanto, não divulgou qual é o total da demanda reprimida na cidade que, segundo análise própria, tem também reflexos da pandemia de Covid-19.

EXAMES E ATENDIMENTO

O programa prevê a realização dos seguintes exames: ultrassom transvaginal; mapa 24 horas; teste ergométrico; colonoscopia; endoscopia; ultrassom abdômen total; mapeamento de retina; nasofibrolaringoscopia; ultrassom doppler colorido de vasos; ultrassom mamária bilateral; prova de função pulmonar; ultrassom USG obstétrico e eletroneuromiograma. Já em relação às consultas, serão nas seguintes especialidades: oftalmologia; neurologia; gastroenterologia; ortopedia; dermatologia; alergologia; endocrinologia; hematologia; nefrologia e cirurgia vascular.
Para agilizar o atendimento, a Prefeitura montou uma Central de Agendamento de Consultas e Exames, que desde o dia 2 de outubro já está funcionando na Secretaria de Saúde. As ligações para o número 4143-8499 podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Com isso, quem está na fila de espera de exames e consultas será contatado para a marcação da consulta ou exame.
A partir de 16 de outubro, o atendimento começará a acontecer na rua José Michelotii, 18, na Cidade Saúde, inclusive com horário ampliado de atendimento, de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas.
Por fim, a Prefeitura de Itapevi alerta que o paciente que estiver na fila de espera por consultas e exames, mas tem os dados cadastrais desatualizados, deve ir até a unidade de saúde mais próxima de sua residência com RG e cartão do SUS para atualizar as informações. Caso o número de telefone tenha sido trocado, perdido ou tenha alterado, também deve-se ir até a UBS/USF e informar a mudança. Menores de idade devem estar acompanhados de pais ou responsáveis para realizar a atualização dos dados cadastrais munidos dos mesmos documentos acima.