Início Geral PZ Sábado é Dia D de multivacinação em crianças e adolescentes

Sábado é Dia D de multivacinação em crianças e adolescentes

397
0
Foto: Ricardo Santos/Secom/PMB

Saúde promove Dia D da campanha de multivacinação para crianças e adolescentes neste sábado, dia 7

Neste ano, o Ministério da Saúde tem fracionado sua campanha nacional de multivacinação, com diferentes datas de abertura e desenvolvimento das ações em cada um dos estados brasileiros.
No Estado de São Paulo, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) lançou a campanha no sábado, dia 30 de setembro em evento promovido na Capital, e com o objetivo de elevar a cobertura vacinal em todos os 645 municípios paulistas aos níveis estabelecidos pelo Ministério da Saúde. “Quando a gente está falando de vacinação, estamos falando de saúde e de realização de sonhos. Tornar esses sonhos possíveis proporcionando saúde para nossas crianças e jovens, mantendo erradicadas algumas doenças que já tivemos no nosso Brasil”, afirmou Tarcísio na abertura da campanha, em uma escola estadual na zona Oeste da capital. Ele participou do evento ao lado dos secretários de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, e da Educação, Renato Feder, e do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes.

A CAMPANHA

Entre os dias 30 de setembro e 31 de outubro, a campanha vai checar as carteiras de vacinação de todas as crianças e adolescentes de até 15 anos de idade para ver quais imunizações estão atrasadas ou necessitam de reforço.
Segundo o governo do Estado, a cobertura vacinal em São Paulo para diversas doenças está abaixo dos níveis ideais desde 2016. No entanto, os níveis teriam voltado a subir desde janeiro deste ano.
A campanha vai oferecer imunizantes de poliomielite, meningocócica C conjugada, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), febre amarela, pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças causadas pelo hemófilo b), varicela, HPV (entre 9 e 14 anos de idade), BCG (tuberculose) e Covid-19.
O nível de cobertura considerado satisfatório pelo Ministério da Saúde é de 90%. Vacinas como as de poliomielite e sarampo, que tinham cobertura abaixo de 80% desde 2021, chegaram neste ano a 85,9% e 89,9%, respectivamente.
Tarcísio de Freitas anunciou que a imunização também poderá ser oferecida em escolas, locais com grande circulação de pessoas e áreas rurais, além dos mais de 5 mil postos de saúde dos 645 municípios paulistas. As estratégias de vacinação em cada cidade serão traçadas diretamente pelas prefeituras.

DIA D

Dentro desses esforços que envolvem as prefeituras, está marcado para este sábado, 7 de outubro, a realização do Dia D da campanha, que de forma geral amplia horários e equipes de saúde no atendimento à população.
Das cidades que compões a região Oeste da Grande São Paulo, em Osasco, por exemplo, o Dia D acontecerá em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos dois Centros de Atenção aos Idosos (CAIs), em Presidente Altino (Rua Osvaldo Collino, 280) ou no Km 18 (Rua José Pedro Filho, 33), no período das 9 às 16 horas.
Em Itapevi, a intensificação da campanha neste sábado, 7/10, ocorrerá em todas as Unidas Básicas de Saúde (UBSs) e de Saúde da Família (USFs), que atenderão a população entra 8 e 16 horas.
Já em Santana de Parnaíba o esforço pela atualização do ciclo vacinal ocorrerá em todas as USAs e UBSs no horário das 7 às 17 horas.

Unidades de saúde intensificam esforços pela atualização do ciclo vacinal – Foto: Ricardo Santos/Secom/PMB