Início Política Regional Notas Políticas

Notas Políticas

1793
0

CÂMARA DE JANDIRA TERÁ CALENDÁRIO PELO OUTUBRO ROSA

Os vereadores da Câmara Municipal de Jandira aprovaram durante a sessão Ordinária de terça-feira, dia 24 de outubro, o Projeto de Resolução (PR) nº 10/23, assinado pelo atual presidente da Casa de Leis, o vereador Silvair Soares de Brito, Silvio Cabeleireiro (PSDB). O documento institui a “Semana Outubro Rosa” no âmbito do Poder Legislativo Municipal, a ser celebrada anualmente no período de 1 a 31 de outubro.
O Outubro Rosa é a campanha que visa conscientizar a população sobre o câncer de mama e, a partir de agora, o calendário da Câmara também será preenchido com palestras, seminários, debates e exposições sobre o tema.
“Vamos todos nos unir para cuidar das nossas mães, irmãs, amigas e vizinhas, garantindo que elas tenham acesso à informação e aos recursos necessários para uma vida mais saudável e plena”, salientou Silvio Cabeleireiro.

CENTRAL DE LIBRAS PARA ATENDER PESSOAS SURDAS NOS ÓRGÃOS MUNICIPAIS

Através da Indicação nº 1.704/2023, apresentada na sessão da Câmara Municipal de Carapicuíba de terça-feira, 24/10, o vereador Fabinho Reis (PSDB) está sugerindo à Prefeitura a criação de uma Central de Interpretação da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para fazer a interlocução entre os servidores públicos e as pessoas surdas da cidade.
O parlamentar sugere ainda que o órgão a ser criado funcione por videochamada, permitindo ao cidadão com deficiência auditiva ser atendido por um intérprete on-line.
O documento foi encaminhado para análise do prefeito Marcos Neves (PSDB).

ÓCULOS E EXAMES OFTALMOLÓGICOS PARA A POPULAÇÃO DE BAIXA RENDA

Dois Requerimentos de autoria do vereador Anderson Teixeira de Oliveira, Anderson Apolo (PL), foram aprovados durante a sessão da Câmara de Jandira de 24 de outubro, ambos tratando da acuidade visual na cidade. No primeiro documento, de nº 587/23, o parlamentar requisitou à Prefeitura a disponibilização de exames de oftalmologia e oftalmoscopia para a população de baixa renda da cidade.
Já pelo Requerimento nº 588/23, elecobrou, além da realização de exame oftalmológico regular, o fornecimento de óculos para os alunos do primeiro ao quinto ano da rede pública municipal, oriundos de famílias de baixa renda. “Diversos moradores questionam a falta desta modalidade de atendimento em nosso município”, justificou o vereador.

PESSOAS ALOJADAS NO TERMINAL RODOVIÁRIO DE JANDIRA

O vereador Marcos Danilo de Sousa, o Markinhos (PTB), viu aprovado seu Requerimento nº 499/23, durante a sessão da Câmara de Jandira de 24/10, pelo qual pede à Prefeitura o encaminhamento de um relatório sobre o atendimento especializado às pessoas em situação de rua, alojadas no Terminal Rodoviário Central da cidade.
O autor explicou que sua solicitação foi feita em virtude das reclamações de munícipes que, segundo ele, alegam sofrer constrangimento por terem que presenciar pessoas em situação de rua fazerem as necessidades fisiológicas no local, além de dormirem nos bancos destinados aos usuários do transporte público.