Início Cidades Ordem de Serviço dá a largada para construção do futuro Mercado Municipal...

Ordem de Serviço dá a largada para construção do futuro Mercado Municipal de Itapevi

124
0
Perspectiva do novo espaço, a ser instalado na região central da cidade - Foto: Cristian Carraci/PMI

O prefeito de Itapevi, Igor Soares (Podemos) liberou oficialmente na quarta-feira da semana passada, dia 25/10, a ordem de serviço que marca oficialmente na cidade o início da construção de seu primeiro Mercado Municipal. A ser implantado na avenida Feres Nacif Chaluppe, no Centro, ao lado da praça do Nordestino, o espaço contará com 40 boxes e 93 vagas de estacionamento.
Segundo o projeto, o novo centro comercial terá dois pavimentos, rampas com acessibilidade, sanitários, saídas de emergência, fachada espelhada e mobilidade. O pavimento térreo terá 1,7 mil metros quadrados, com a distribuição dos 40 boxes. Cada espaço para o comerciante será padronizado em aproximadamente 9 m². Entre os segmentos que serão contemplados, estão açougues, adegas, quitandas, empórios, mercearias, bazares, lojas de artigos para celulares, entre outros tipos. Também haverá os serviços de lotérica, relojoarias e chaveiros. Da parte gastronômica, existe a previsão de ter lanchonetes e pastelarias.
Ainda no térreo, o público poderá circular por cinco corredores para passear e acessar os boxes. Os frequentadores terão acesso a dois banheiros – um masculino e feminino -, à escada e a um elevador de acessibilidade para deficientes. Ambos levam o público para o segundo pavimento.
Também no pavimento principal, irá funcionar a administração do Mercado e estarão localizadas as câmaras frias responsáveis pelo recebimento de produtos perecíveis. Os funcionários dos boxes e da administração terão à disposição dois vestiários, com 27 metros quadrados cada.
O mezanino irá disponibilizar 667 m² para os frequentadores. Esse local terá restaurantes, lanchonetes e cafeterias, outros dois banheiros, além de uma área de convívio, tipo lounge.
Do lado de fora, o estacionamento arborizado pretende oferecer 93 vagas de veículos, dos quais três são destinadas para deficientes. Além disso, serão outras 20 para motocicletas. Na lateral do prédio, haverá uma área de carga e descarga para o tráfego de caminhões responsáveis pelo transporte das mercadorias para o Mercado.
A expectativa da Prefeitura é que a obra seja concluída em 12 meses e, quando pronta, os comércios devem gerar em torno de 300 empregos diretos e indiretos. Segundo a própria administração municipal, o investimento no local será da ordem de R$ 18,6 milhões.