Início Geral PZ Quase 4 milhões iniciam provas do Enem a partir deste domingo

Quase 4 milhões iniciam provas do Enem a partir deste domingo

1895
0
Quase 4 milhões de pessoas estão inscritas para as provas deste ano - Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil/Arquivo

Principal porta de entrada para a educação Superior, Enem 2023 começa suas provas a partir deste domingo

Mais de 3,9 milhões de pessoas estão inscritas para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, que será realizado nos dois primeiros domingos deste mês de novembro, dias 5 e 12/11, em todo o Brasil. AS provas serão aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), sob supervisão do Ministério da Educação (MEC).
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação Superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

NÚMEROS

Com o registro de 3.933.992 de inscritos neste ano, o Inep aponta que o avanço no número de inscrições é de 13,1% em relação a 2022, quando foram 3.476.226; e de 14,2% em relação a 2021, que teve 3.444.171 inscritos. Ao todo, são 9.399 locais de prova e 132.456 salas de aplicação, em 1.750 municípios, nas 27 unidades da Federação.
Dos participantes, 63% (2.481.562) são isentos da taxa de inscrição e 37% (1.452.430) a pagaram. A participação gratuita no Enem é prevista para pessoas que se enquadram em, pelo menos, um dos seguintes perfis: a) Matriculados na 3ª série do ensino Médio (neste ano de 2023), em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar; b) Quem fez todo o ensino Médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada; c)essoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem membros de família de baixa renda – com registro no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais do governo federal.
As mulheres são maioria neste ano e equivalem a 61,3% (2,4 milhões) das inscrições, enquanto homens representam 38,7% (1,5 milhão). Mais de 1,8 milhão (48,2%) já concluíram o ensino Médio. Os concluintes deste ano de 2023 são 1,4 milhão (35,6%). Entre os inscritos, mais de 620 mil (15,8%) são estudantes do 1º ou 2º ano, que vão fazer o Enem com o objetivo de testar conhecimentos. Outros 17.442 (0,4%) também são treineiros, tendo em vista que não cursam nem concluíram o ensino Médio.
A maior parte tem 17 anos de idade (26,4%), seguida pela faixa etária que vai de 21 a 30 (19,4%) e pelo grupo dos que possuem 16 ou menos (15,5%). Os participantes com 18 anos correspondem a 15,4%. As pessoas de 31 a 59 anos são 9,1%. Já quem tem 19 anos representa 8,4%. A faixa de 20 anos concentra 5,5% do total e os sexagenários, 0,3%.

NOS DIAS DE PROVA

Os horários para os dois dias de provas são praticamente semelhantes: tanto no dia 5, como no dia 12 de novembro, os portões serão abertos às 12 horas e fechados impreterivelmente às 13 horas. O início das provas está marcado para as 13h30.
As diferenças entre os dois dias começam a partir daí: o encerramento no dia 5 está previsto para as 19 horas, enquanto para o dia 12 será às 18h30. Aqueles que têm tempo adicional encerrarão às 20 e às 20h30; e os participantes de videoprova em Libras também encerrarão os exames às 21 e 20h30, respectivamente nos dois dias. Tudo segue o horário de Brasília.
Para acesso aos locais das provas serão aceitos documentos de identificação original e com foto. São documentos válidos: cédulas deiIdentidade expedidas por secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal; identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados, em consonância com a Lei n.º 9.474, de 22 de julho de 1997; Carteira de Registro Nacional Migratório, de que trata a Lei n.º 13.445, de 24 de maio de 2017; Documento Provisório de Registro Nacional Migratório, de que trata o Decreto n.º 9.277, de 5 de fevereiro de 2018; identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade; Passaporte; e Carteira Nacional de Habilitação, na forma da Lei n.º 9.503, de 23 de setembro de 1997.
Como novidade para este ano, o Inep também incluiu os documentos digitais e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital como documentos válidos para identificação do participante no dia da aplicação do exame, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais. Capturas de telas não serão aceitas.
O participante deverá obrigatoriamente portar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente; documento de identificação válido, físico ou digital; máscaras de proteção contra a Covid-19, onde houver tal exigência.
Antes de entrar na sala, o participante vai receber um envelope porta-objetos para guardar todos os itens proibidos abaixo da carteira, com eletrônicos desligados.

DISTÂNCIA DAS RESIDÊNCIAS

Uma polêmica surgiu nos últimos dias, com a divulgação, por parte do Inep, dos locais de provas. Muitos inscritos reclamaram que a distância da residência para esses locais supera os 30 quilômetros tratados como regra por parte da organização. Muitos deles ameaçavam não realizar o exame.
Nesta semana, em seu site, o Inep divulgou nota informando que “os inscritos para o Enem 2023 não serão prejudicados pela designação de locais de prova distantes de sua residência. As normas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) garantem alocação num raio máximo de 30 (trinta) quilômetros do domicílio informado na inscrição e o Cebraspe, instituição vencedora da licitação para a aplicação do Enem em 2023, já foi acionado para que sejam rigorosamente cumpridos todos os requisitos acordados”.
Assim, o órgão decidiu que “Os inscritos que eventualmente tenham sido alocados em locais com distância superior aos 30 quilômetros estipulados contratualmente e que não puderem comparecer ao local designado no dia do exame terão a oportunidade de fazer a prova em outra data: 12 e 13 de dezembro, em locais que serão divulgados posteriormente. A metodologia do Enem permite a comparabilidade das notas e a igualdade de condições entre os participantes”. O Inep disponibilizará, na Página do Participante (enem.inep.gov.br/participante), uma aba específica para que inscritos interessados na nova aplicação submetam seus pedidos para análise. O sistema receberá as informações no período de 13 a 17 de novembro.