Início Cidades Prefeitura divulga ‘parceria’ para ViaMobilidade iniciar construção de nova estação no Ambuitá

Prefeitura divulga ‘parceria’ para ViaMobilidade iniciar construção de nova estação no Ambuitá

533
0
Projeto prevê novo prédio no mesmo local onde foi demolida a antiga estação - Foto: Divulgação/PMI

A Prefeitura de Itapevi anunciou na semana passada ter cumprido todo o processo burocrático para que a concessionária do transporte ferroviário na região, a ViaMobilidade, possa dar início à construção da nova estação da linha 8-Diamante, no bairro do Ambuitá.
De acordo com a administração municipal, as obras serão realizadas exatamente no espaço onde ficava a antiga estação, na rua Dr. José Alexandre Crosgnac, 110, no local que foi totalmente desativado no fim de abril de 2010 e, posteriormente, demolido no mesmo ano dentro dos serviços de modernização do trecho pelo governo do Estado.
Também segundo a municipalidade, a reconstrução está na fase de elaboração do projeto executivo, que terá todos os detalhes dessa parada e permitirá a condução dos trabalhos. A Prefeitura se autodenomina parceira da ViaMobilidade em todo o processo, que prevê as obras da nova estação com início em janeiro de 2024 e prazo de finalização em 14 meses, por volta de março de 2025.
Pelo projeto, a nova estação contará com um edifício de acesso dos passageiros com duas plataformas onde os usuários farão o embarque nas composições. Cada uma delas terá 120 metros de extensão e 3,50 metros de largura. O prédio terá dois pavimentos e atenderá às normas de acessibilidade. Além disso, será disponibilizado um estacionamento para bicicletas junto à entrada para incentivar a mobilidade no município.
No térreo, haverá um saguão de entrada, as bilheterias, a linha de bloqueios (catracas) e sanitários. Já no andar superior funcionará a área administrativa da estação.

HISTÓRIA

Segundo dados da Prefeitura, a estação de Ambuitá foi inaugurada em setembro de 1949 pela Estrada de Ferro Sorocabana, inicialmente com o nome de “Parada Iracema”. Somente 35 anos depois (em junho de 1985), recebeu novas instalações dentro da modernização do sistema pela antiga Fepasa – estatal que até então operava a linha. A desativação e demolição ocorreram em 2010 ainda quando era gerenciada pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
A reconstrução faz parte do pacote executado pela concessionária previsto após vencer a concorrência para assumir a linha 8-Diamante, em 20 de abril de 2021, que envolve também outras obras, como o alargamento da passagem sob a linha férrea de Ambuitá (entregue no fim de outubro) e reformas nas estações de Amador Bueno, Santa Rita, Itapevi e Engenheiro Cardoso.
Ainda dentro do pacote, a concessionária deve concluir até o fim deste ano a nova passarela próxima à estação de trem Amador Bueno.