Sob coordenação da Secretaria de Segurança e Controle Urbano (Secontru) da Prefeitura de Osasco, começou na segunda-feira, dia 27 de novembro, a Operação Natal Seguro com atuação da Guarda Civil Municipal (GCM). O objetivo da ação, segundo a administração municipal, “é prevenir delitos durante as compras de fim de ano e garantir mais segurança aos consumidores e comerciantes”.
A operação concentrará esforços no reforço do patrulhamento na área central da cidade, incluindo o calçadão da rua Antônio Agu, considerado o segundo maior polo comercial do Estado.
A GCM também promoverá um “Controle de Crianças”: pais ou responsáveis podem dirigir-se à base da GCM na praça Antônio Menck, ao lado do bicicletário e estação de trem Osasco, para um cadastro rápido. Uma pulseira com o número de telefone da base será fornecida à criança, facilitando contato em caso de ela se perder dos responsáveis.
Em meio à movimentação do calçadão e outros pontos comerciais, a GCM destaca medidas de segurança para a população, como: – evitar sobrecarregar-se com muitas sacolas; – evitar fazer compras sozinho e manter discrição ao vestir-se; – ao efetuar transações em Pix, escolher ambientes reservados; – levar bolsas e carteiras à frente do corpo, na direção da calçada; – evitar expor a carteira em locais públicos, especialmente em lugares movimentados; – em casos de perda ou roubo de cartões bancários, comunicar imediatamente o gerente da instituição financeira; manter-se atento à abordagem de pessoas desconhecidas, mantenha-se atento.
Além do calçadão, a GCM intensificará o patrulhamento em outros pontos comerciais, utilizando viaturas, equipes de moto (Romo), equipes das Rondas Ostensivas Municipais (Romu) e monitoramento por câmeras do Centro de Operações Integradas (COI). A Central de Atendimento por telefone funciona 24 horas por dia, através do número 153.
A Prefeitura de Osasco não divulgou a quantidade de guardas, viaturas e outros equipamentos que serão utilizados pela corporação nesse período da Operação Natal Seguro.