Na sexta-feira da semana passada, dia 8/12, a Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda (Setre) da Prefeitura de Osasco promoveu a integração da primeira turma do Projeto Começar 50+ e 60+. O evento realizado no Centro Municipal de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Cefor), contou com as presenças do prefeito de Osasco, Rogério Lins (Podemos); do secretário de Emprego, Trabalho e Renda, Gelso Lima; do presidente da Câmara Municipal de Osasco, Carmônio Bastos (Podemos); e do vereador Laércio Mendonça (PSD).
Desde 2021 a cidade conta com o Projeto Começar, que é voltado para a qualificação de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Essa iniciativa permite que os profissionais atendidos pelo programa voltem ao mercado de trabalho melhor qualificados.
Na cerimônia de sexta-feira, 60 moradores do município foram contemplados na primeira turma formada apenas por profissionais da melhor idade, que durante a integração assinaram o contrato e receberam a camiseta do projeto. O programa tem duração de 8 meses e os beneficiados receberão bolsa-auxílio de R$ 800,00 por mês, vale alimentação e vale transporte. As atividades começaram na segunda-feira, 11/12, e vão se dividir entre aperfeiçoamento profissional e a atuação em órgãos públicos municipais, como na Câmara Municipal, por exemplo, que já recepcionou quatro dos integrantes (ver matéria nesta edição).
Para o prefeito, os profissionais da melhor idade têm muito a oferecer no mercado de trabalho. “Hoje em dia, as pessoas de 50+, 60+ têm, ainda, muito a oferecer. Têm muito para ajudar às pessoas e a construir uma cidade melhor”, disse Rogério Lins.
Em sua fala, o secretário de Emprego, Trabalho e Renda, Gelso Lima, destacou a importância do programa em atender pessoas da melhor idade. “Se vocês estão aqui, neste momento, para fazer parte desse programa experimental, é porque a partir dele nós vamos acumular experiência para o ano que vem fazer um programa mais robusto, com muito mais participação e uma programação ainda melhor”, finalizou.