Início Cidades Osasco recebe Casa Terapêutica do governo do Estado

Osasco recebe Casa Terapêutica do governo do Estado

773
0
Foto: Caio Henrique

Governo do Estado inaugura em Osasco unidade de acolhimento para enfrentamento da dependência química

Assim como estava programado, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) do governo do Estado de São Paulo promoveu a inauguração, na sexta-feira da semana passada, dia 8/12, de uma unidade do programa Casas Terapêuticas para Osasco e região. O novo serviço integra as ações da gestão estadual no enfrentamento da dependência química, e é voltado ao acolhimento de dependentes químicos com longa vivência em cenas abertas de uso.
Essa unidade, segundo a Prefeitura de Osasco, será exclusiva para dependentes químicos do sexo masculino, com capacidade para 45 vagas rotativas. O investimento do governo estadual no espaço será de aproximadamente de R$ 2 milhões por ano.
O secretário estadual de Desenvolvimento Social, Gilberto Nascimento; o prefeito de Osasco, Rogério Lins (Podemos); e os deputados estaduais Gerson Pessoa (Podemos) e Rogério Santos (MDB) participaram da cerimônia de inauguração.
“Nossa meta é levar esse serviço inovador para todo o Estado porque é um aliado importantíssimo no tratamento e recuperação de pessoas com longa vivência de rua, que não têm mais apoio da família e que precisam reaprender o autocuidado, o que é um lar, além da autonomia para manter moradia e emprego”, explicou o secretário Gilberto Nascimento.
O prefeito Rogério Lins falou sobre a importância das Casas Terapêuticas para o município e adiantou que, além do tratamento, os assistidos serão encaminhados para vagas de emprego após a reabilitação. “Infelizmente tem gente que deixa a própria família e vai morar nas ruas por causa das drogas, mas agora em Osasco temos um equipamento inovador para cuidar dessas pessoas e resgatar vidas. Esse serviço mexe com o coração de muita gente. Hoje é um dia muito especial”.
Também presente ao evento, o secretário de Assistência Social de Osasco, José Carlos Vido, agradeceu ao governo do Estado pela escolha de Osasco para receber o programa. “Temos um corpo técnico brilhante e tenho certeza que seremos um exemplo para o Estado de São Paulo e para o Brasil de como tratar as pessoas em situação de rua”, disse.
A unidade está localizada no bairro de Presidente Altino.

O PROGRAMA

As Casas Terapêuticas integram um programa do governo do Estado de São Paulo para o enfrentamento da dependência química, para o tratamento de pessoas em situação de rua advindas de cenas abertas de uso.
A Coordenadoria de Políticas sobre Drogas (COED), da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, estruturou o programa a partir de pesquisa entre dependentes químicos. O serviço foi estruturado em 4 fases distintas (Acolher, Despertar, Transformar, Caminhar), ofertado em um ecossistema de 3 unidades denominadas casas terapêuticas.

Autoridades municipais e estaduais se fizeram presentes à cerimônia de inauguração – Foto: Caio Henrique