Depois de um período de mais de 45 dias de férias sem participar de sessões legislativas, os vereadores de toda a região têm o seu retorno oficial ao trabalho marcado para a próxima semana, com a chegada do mês de fevereiro.
De forma geral, a realização das sessões legislativas nas câmaras municipais têm dois períodos anuais de interrupção: no meio do ano, entre 1º e 31 de julho (31 dias); e no final do ano, entre 16 de dezembro e 31 de janeiro (mais 47 dias). No total, são 78 dias de folga no ano saem que os vereadores precisem participar das sessões em plenário.
Como não gostam desse tipo de divulgação ou contagem de tempo, o que invariavelmente os coloca em choque com a população trabalhadora que goza de apenas 30 dias de férias no ano, muitos vereadores argumentam que, mesmo durante os períodos de recesso continuam em contato com a comunidade ou que seus gabinetes permanecem atendendo quem os procurar. Tal afirmação também não é verdadeira, já que quase todas as câmaras municipais da região também dispensaram seus funcionários às vésperas dos festejos de final de ano e retomaram o atendimento administrativo somente na primeira ou segunda semana deste mês de janeiro.
De qualquer forma, o retorno oficial está previsto para o dia 1º de fevereiro, data que, na próxima semana, cairá numa quinta-feira. Como a maioria das câmaras da região (Carapicuíba, Barueri, Jandira, Itapevi, Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus) promovem suas sessões às terças-feiras (ver quadro), o retorno em cada uma delas ocorrerá somente no dia 6 de fevereiro.
A rigor, por ser a única a realizar sessões duas vezes por semana, a Câmara de Osasco deve ser a primeira a retomar os trabalhos em plenário, justamente no dia 1º de fevereiro. Como de praxe, é aguardada a presença do prefeito Rogério Lins (Podemos) para a primeira sessão legislativa de 2024.
ÚLTIMO ANO
Este ano de 2024 também é o último das atuais legislaturas em todo o país. Os vereadores que atuam hoje em cada uma das câmaras municipais foram eleitos em 2020, assumiram seus postos em 2021 e encerram seus mandatos em dezembro deste ano.
Como 2024 é um ano de eleições municipais, com escolha de novos prefeitos e vereadores em outubro, é esperado que parte daqueles que tentarão a reeleição acabem se ausentando mais do que o usual dos trabalhos legislativos, para promoverem suas campanhas.
SESSÕES DAS CÂMARAS MUNICIPAIS DA REGIÃO OESTE
Cidade Dia de sessão Horário
Barueri Terças-feiras 9h30
Carapicuíba Terças-feiras 10h00
Itapevi Terças-feiras 9h00
Jandira Terças-feiras 14h00
Osasco Terças e quintas-feiras 15h00
Pirapora B. Jesus 1ª e 3ª terças-feiras do mês 18h00
Stna. Parnaíba Terças-feiras 15h00