Início Cidades Rogério Lins diz ter evitado ‘invasão’ do MTST em Osasco: ‘Aqui, não!’

Rogério Lins diz ter evitado ‘invasão’ do MTST em Osasco: ‘Aqui, não!’

2882
0
Foto: Caio Henrique

Prefeitura afirma ter impedido invasão promovida pelo MTST em terreno particular em Osasco

A Prefeitura de Osasco divulgou durante todo o final de semana passado e também no início desta semana que conseguiu evitar, no último sábado, dia 20/1, que aproximadamente 600 pessoas invadissem um terreno particular na rua Guilherme Luís de Carvalho, na Vila Menck, zona Norte da cidade. De acordo com material enviado à imprensa, essas pessoas seriam ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). De fato, pelas fotos colhidas e divulgadas, diversas pessoas vestiam camisetas com a sigla da entidade.
Segundo a Prefeitura, “apesar de tentativas de negociação com advogados e representantes do movimento, o grupo permaneceu no terreno, o que exigiu a intervenção das forças de segurança. A ação foi tranquila, sem uso da força e sem vítimas”.  Para tanto, a administração municipal acionou a Polícia Militar (PM) e a Guarda Civil Municipal (GCM) que conduziram uma operação de desocupação no local, concluída por volta das 15h30 do mesmo dia.
Após a desocupação do terreno, onde os ocupantes chegaram a montar barracas, as autoridades teriam realizado uma varredura na área, o que levou à apreensão de “arma branca” (artefato perfurante e cortante), drogas e documentos. O local foi interditado para perícia e liberado à noite ao dono do terreno.

AQUI, NÃO!

O prefeito de Osasco, Rogério Lins (Podemos), esteve no local ao lado do deputado estadual Gerson Pessoa (Podemos), acompanhando toda a operação e enfatizando a intolerância a invasões na cidade.
Em uma rede social, ele agradeceu o apoio da Guarda Civil Municipal, da PM, equipe de governo, deputado estadual Gerson Pessoa, governador Tarcísio e secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite.
Ao explicar a tentativa de “invasão”, disse que “dezenas de ônibus vieram de fora de Osasco invadir uma área particular. Nós não vamos tolerar, não vamos admitir aqui em Osasco nenhum tipo de ação dessas”. E finalizou: “Invasão, aqui em Osasco, não!”.
A ocorrência, segundo a Prefeitura, foi registrada no 5º Distrito Policial de Osasco pelo proprietário do imóvel.

Autoria e apoio ao movimento

A citação de que a iniciativa da “invasão” à área particular partiu do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) foi feita pela Prefeitura de Osasco. Para corroborar com a informação, diversas fotos foram distribuídas e exibidas em alguns canais de comunicação da administração municipal com as pessoas que tentavam ocupar o terreno vestidas com camisetas com o logotipo da entidade. O jornal Página Zero se absteve de publicar tais fotos (mas as manteve em seus arquivos) para que não houvesse a identificação visual de tais pessoas.
Além da citação ao MTST, em seu material distribuído à imprensa a Prefeitura também mencionou a participação de dois políticos no local, tratando-os como possíveis representantes do grupo. E citou taxativamente o vereador osasquense Émerson Márcio Vitalino, o Émerson Osasco (Rede); e a deputada Estadual Ediane Maria dos Nascimento (PSol).
Em nenhum momento a Prefeitura de Osasco teceu comentários sobre a presença dos dois políticos ao ato (sobre suas motivações e objetivos, por exemplo) e, por isso, a reportagem do jornal Página Zero os procurou para dar alguns esclarecimentos.
Por e-mail, por WhatsApp e mesmo por telefone, o Página Zero encaminhou pedidos de informações ao MTST e às assessorias do vereador Émerson Osasco e deputada Ediane Maria. Dentre os principais questionamentos, procurava-se saber quais os motivos de eles participarem da tentativa de ocupação da área; de onde vieram e para onde foram direcionadas aquelas pessoas que, segundo o prefeito Rogério Lins, chegaram à cidade “em dezenas de ônibus vindos de fora de Osasco”.
Até o fechamento desta edição, na tarde de quinta-feira, dia 25/1, a Redação do jornal Página Zero não havia obtido nenhum retorno.

As forças de segurança foram acionadas para que o local fosse desocupado – Foto: Caio Henrique
O grupo chegou a montar barracas para se instalar no terreno – Foto: Caio Henrique
Em sua rede social, o prefeito Lins (à dir.), ao lado do deputado Gerson Pessoa, agradeceu o esforço das equipes – Foto: Reprodução/Instagram/Rogério Lins