Início Cidades Parcela do IPTU com desconto em Itapevi vence já em 15 de...

Parcela do IPTU com desconto em Itapevi vence já em 15 de fevereiro e carnês começam a ser distribuídos pela Prefeitura

1541
0
Segundo a Prefeitura, carnês devem chegar a 54.353 imóveis, com arrecadação próxima a R$ 64,1 milhões - Foto: Divulgação/PMI

Diferentemente de outras cidades da região, que distribuem seus carnês de IPTU durante o mês de fevereiro com vencimento somente para março, em Itapevi, a “corrida” do contribuinte para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano já começou.
Pelo menos é assim que a Prefeitura local divulgou seu cronograma para recolhimento do tributo, para aqueles que pretendem pagá-lo à vista, em até duas parcelas, contando com desconto sobre o valor total. Segundo a administração municipal, os carnês começaram a ser distribuídos nesta última semana de janeiro e início de fevereiro. Caso o contribuinte deseje contar com um desconto de 10% sobre o valor do IPTU, poderá pagar a primeira parcela no dia 15 de fevereiro e a segunda no dia 15 de março. Para tanto, deverá pagar as vias azuis do carnê.
Já para aqueles que pretendem pagar o imposto de forma parcelada, poderão fazê-lo em até 10 vezes, porém se contar com nenhum desconto. Nesse caso, pagando as vias brancas do carnê, o primeiro vencimento se dará em 15 de março, com parcelas sucessivas e mensais até a última, com vencimento em 16 de dezembro de 2024.
Em qualquer uma das opções, o pagamento poderá ser realizado em casas lotéricas e nos bancos Caixa Econômica Federal, Santander, Itaú, Bradesco e Banco do Brasil.
De acordo com a Prefeitura, em 2024 o IPTU será cobrado de 54.353 imóveis, com arrecadação prevista de R$ 64.144.191,74. Em relação aos carnês de 2023, a Prefeitura autorizou um reajuste de 4,82% nos carnês deste ano, percentual que segue o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) medido no período entre novembro de 2022 e outubro de 2023.

CADASTRO E SEGUNDA VIA

Para a Prefeitura de Itapevi, se o carnê não tiver o número do CPF do contribuinte, isso significa que o cadastro deve estar desatualizado. Para regularizá-lo, é preciso entrar em contato com a Secretaria da Fazenda e Patrimônio da cidade, pelo telefone 4143-8090 ou pelo e-mail [email protected].
Para obter a segunda vida do IPTU pelo site da Prefeitura é preciso acessar o link www.itapevi.sp.gov.br e clicar pela ordem as abas ‘Cidadão’, IPTU, Taxas e Certidões’, e ‘2ª Via de Carnê’. Escolher o carnê de IPTU e Exercício 2024. Depois disso, preencher os espaços com o número de inscrição do imóvel, CNPJ ou CPF do proprietário, compromissário ou posseiro, digitar o texto da imagem (segurança) e clicar no botão ‘Pesquisar’.