O que inicialmente se denomina como “Semana da Visibilidade Trans”, em Barueri as ações desenvolvidas pela administração municipal para conscientizar a população sobre o preconceito e a discriminação contra pessoas transexuais acaba extrapolando a própria nomenclatura e movimenta quase um mês inteiro a agenda dos agentes envolvidos na realização do evento.
Organizado pela Secretaria da Mulher, a “Semana” marca o início da programação do Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado em 29 de janeiro último. Assim, a programação em Barueri teve início no dia 26/1, com a palestra ministrada pelos advogados Vitor Dell’ Orti e Márcia Rocha, da OAB local.
A programação já teve atividades no início deste mês de fevereiro e se estende até o dia 22/2, quando ocorrerão palestras dentro do programa Projov-Alunos. Toda a programação é gratuita, aberta ao público em geral e, para os organizadores, trata-se de uma oportunidade para conscientizar a população sobre o preconceito e a discriminação contra travestis, transexuais e transgêneros, além de propor reflexão à Rede de Atendimento do município no que se refere às práticas cotidianas para promoção de inclusão.
Ao mesmo tempo, a Secretaria da Mulher de Barueri manifesta a intenção de tornar permanente as discussões e os espaços de debates sobre a temática, colocando essa pauta na programação de suas ações ao longo de 2024. Mais informações, portanto, podem ser obtidas na própria Secretaria da Mulher pelo telefone (11) 4706-4046 ou pelo e-mail: [email protected]. O endereço da pasta é avenida Sebastião Davino dos Reis, 756, Vila Porto.