Com o propósito de promover educação e incentivar hábitos de leitura, a campanha “Leitura na ViaMobilidade” procura reforçar a facilidade de acesso a livros nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos de São Paulo. A ação permite que os passageiros doem ou retirem gratuitamente uma obra literária nos nichos instalados em 34 estações.
A iniciativa parte do princípio da cidadania e trabalha para que as pessoas contem com o transporte público para além da mobilidade urbana. Com a circulação de cerca de 750 mil passageiros por dia útil, as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda reúnem diariamente milhares de histórias e assumem o papel de conduzir conhecimentos culturais para diversos pontos da Capital paulista e Grande São Paulo.
Por meio desta campanha que a companhia pretende tornar permanente, quem passar pelo local e se interessar pelo material disponível, pode retirá-lo gratuitamente. Não é necessário apresentar carteirinha, fazer inscrição ou preencher formulários. Basta escolher o livro que deseja e levá-lo consigo para o seu destino, preferencialmente deixando outra obra no local.
Na linha 8-Diamante as estações envolvidas com o projeto são: Itapevi, Jandira, Jardim Silveira, Jardim Belval, Barueri, Antônio João, Santa Terezinha, Carapicuíba, General Miguel Costa, Quitaúna, Comandante Sampaio, Osasco, Presidente Altino, Imperatriz Leopoldina, Domingos de Morais, Lapa e Palmeiras-Barra Funda. Na linha 9-Esmeralda, são: Ceasa, Villa Lobos-Jaguaré, Cidade Universitária, Hebraica-Rebouças, Cidade Jardim, Vila Olímpia, Berrini, Morumbi, Granja Julieta, João Dias, Santo Amaro, Socorro, Jurubatuba, Autódromo, Primavera Interlagos, Grajaú e Mendes Vila Natal.