Início Cidades Seis escolas de Osasco receberão primeiro ciclo de 2024 do Programa Famílias...

Seis escolas de Osasco receberão primeiro ciclo de 2024 do Programa Famílias Fortes em Osasco

655
0
A abertura das inscrições foi divulgada durante reuniões com os pais, nas escolas onde acontecerão os encontros - Foto: Tatiana Cunha

Com prazo até o próximo dia 8 de março, estão abertas as inscrições para as pessoas participarem das primeiras turmas de 2024 do Programa Famílias Fortes em Osasco. O anúncio da abertura das inscrições foi feito no início deste mês de fevereiro, dia 6/2, pela Secretaria da Família, Cidadania e Segurança Alimentar (Sefam) da Prefeitura de Osasco durante as reuniões de pais nas escolas que farão parte do programa nesse primeiro ciclo do ano.
Desenvolvido pelo Departamento de Serviço Social da Oxford Brookes University (Reino Unido) para famílias com filhos entre 10 e 14 anos e adaptado culturalmente para o Brasil, o Programa Famílias Fortes visa o bem-estar dos membros da família a partir do fortalecimento dos vínculos familiares e do desenvolvimento de habilidades parentais e socioemocionais. Tal objetivo se baseia no fato de que uma relação positiva entre os familiares cria condições favoráveis para o bom desenvolvimento dos adolescentes, e tende a afastá-los de condutas de risco (como o uso de álcool e outras drogas, por exemplo).
O conteúdo do programa é baseado na premissa de que as crianças se saem melhor em seu desenvolvimento social quando as famílias são capazes de estabelecer limites e regras de convivência e de expressar afeto e dar apoio adequado às crianças.
Em Osasco, seis escolas foram selecionadas para participar deste primeiro ciclo. São elas: zona Sul – Quintino Bocaiúva, José Martiniano Zuleika Gonçalves. Zona Norte – Luiz Bortolosso, Marina Saddi e João Campestrini. Ao todo, o programa oferece sete encontros com duração de 2 horas cada, que acontecerão das 19 às 21 horas, com início a partir do dia 26/02. Antes do início dos encontros, será servido um jantar para as famílias participantes e, para as famílias que participarem de pelo menos 5 dos 7 encontros haverá também uma cerimônia de formatura com entrega de diplomas.
O secretário da Família, Marcelo Couto Dias, destaca a importância do programa. “O Famílias Fortes já foi aplicado em 25 países e as avaliações mostram o efeito da sua aplicação na melhora do engajamento escolar e do desempenho acadêmico das crianças, da qualidade da relação familiar, assim como na redução do uso de álcool e outras drogas”, diz.
O serviço é gratuito, com vagas são limitadas. Para realizar a inscrição que segue até o dia 8 de março basta acessar o link https://forms.office.com/r/xDQaCbF7r3 ou enviar uma manifestação de interesse no Whatsapp (11) 94219-6024.