Início Cidades Calçadão de Itapevi ocupará avenida Rubens Caramez, no trecho entre as praças...

Calçadão de Itapevi ocupará avenida Rubens Caramez, no trecho entre as praças Carlos de Castro e 18 de Fevereiro

1563
0
Nas extremidades do Calçadão, as duas praças também devem ser revitalizadas - Foto: Divulgação/PMI

Como uma das ações previstas para o calendário em comemoração aos 65 anos de emancipação político-administrativa de Itapevi, a Prefeitura local deu início no sábado, 24 de fevereiro, ao projeto que prevê a instalação de um Calçadão na região central da cidade.
Pelo planejamento, um visual completamente diferente do atual será atribuído aos 420 metros de extensão da avenida Rubens Caramez, entre as praças Carlos de Castro e 18 de Fevereiro, transformando-o num boulevard de compras, com acessibilidade, visual moderno e totalmente arborizado.

DETALHES

Para a implantação do novo Calçadão será feita a demolição das atuais calçadas existentes ao longo da avenida. Depois, o trecho receberá pisos intertravados, três conjuntos de mesa e bancos em concreto, condizentes à identidade visual.
A pista da via e as duas praças terão piso tátil para acessibilidade dos deficientes visuais e outros bancos de concreto aparente. Haverá ainda uma pavimentação asfáltica para tráfego médio e controlado de veículos para carga e descarga do comércio.
O percurso contará ainda com 95 postes com luminárias duplas de iluminação, 39 vagas para bicicletários e 20 lixeiras duplas. Na parte de paisagismo, o projeto pretende a colocação de 856 metros quadrados de grama esmeralda em algumas partes das praças e também na avenida, além de palmeiras imperiais.
Dentro do trabalho de preparação, os bancos antes existentes na praça 18 de Fevereiro foram removidos. Esse local já começa a passar por uma demolição parcial.
Os trabalhos serão viabilizados com recursos próprios e também por meio de uma parceria com o Governo do Estado.
Segundo a Prefeitura, a expectativa é que os serviços sejam concluídos até o fim deste ano utilizando recursos próprios e também por meio de uma parceria com o governo do Estado. A administração municipal não divulgou, no entanto, qual será o montante investido para sua total execução.