Início Cidades Projeto de Agricultura Urbana passa a produzir as próprias mudas em viveiro...

Projeto de Agricultura Urbana passa a produzir as próprias mudas em viveiro a ser inaugurado na próxima semana

897
0
A expectativa é que o viveiro esteja 100% produtivo em junho de 2025, com produção de mais de 165 mil mudas por mês - Foto: Setre/PMO

A Prefeitura de Osasco, por intermédio de sua Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda (Setre), programou para a próxima quinta-feira, dia 14/3, a inauguração de um viveiro de mudas para atender a demanda das 16 hortas que mantém no Projeto Agricultura Urbana.
De acordo com a administração municipal, anteriormente essas mudas eram compradas de fornecedores particulares dos municípios vizinhos, o que encarecia e dificultava a logística em função da distância dos viveiros e da delicadeza do produto. A partir de agora, o projeto pretende se sustentar, produzindo sua própria demanda que, em um primeiro momento, será atendida parcialmente. A expectativa é que o viveiro esteja 100% produtivo em junho de 2025, o que consistirá na capacidade de produzir mais de 165 mil mudas por mês.
Por enquanto, a produção será de mudas de alfaces (Americana, Crespa, Lisa, Mimosa e Roxa), cebolinha e rúcula e atenderá a empreendimentos econômicos populares e solidários do segmento Agricultura Urbana, integrante do Programa Osasco Solidária (Lei Municipal nº 3978/2005). No local atuarão beneficiários do Programa, que tem como objetivo a geração de trabalho e renda. Eles serão acompanhados pelos técnicos de referência em agronomia do Departamento de Economia Solidária da Setre, que prestam assessoria aos trabalhadores.
“Faz parte das atividades do programa oferecer oficinas e novas tecnologias que agreguem novos saberes e conhecimento aos agricultores. Assim, eles podem fomentar seu empreendimento. Essas atividades estão previstas no processo de incubação de empreendimentos e na lei que criou o programa em 2005”, explica Gelso Lima, secretário de Emprego, Trabalho e Renda de Osasco.
Os trabalhadores que atuarão no viveiro são empreendedores nos mesmos moldes dos trabalhadores das outras hortas, ou seja, vão produzir, cultivar e comercializar seus produtos, como os outros já o fazem, para promoverem geração de renda para suas famílias.
A inauguração, prevista para ocorrer em cerimônia marcada para as 10 horas, ocorrerá no Parque Ecológico Ignácio Pereira Gurgel, localizado na rua Nossa Senhora do Rosário, 506, Km 18, em Osasco.