Início Cidades Programa Osasco Cidade Protetora pretende engajar empresas para erradicar trabalho...

Programa Osasco Cidade Protetora pretende engajar empresas para erradicar trabalho infantil

329
0
Representantes de diversos setores da administração municipal e iniciativa privada se reuniram para o lançamento do programa - Foto: Caio Henrique

A Secretaria de Assistência Social (SAS) da Prefeitura de Osasco promoveu na manhã de segunda-feira, 18/3, uma cerimônia para marcar o lançamento do Programa Osasco Cidade Protetora e a assinatura do decreto sobre sua criação. O evento aconteceu na Sala Luiz Roberto Claudino da Silva, anexa ao Paço Municipal.
A iniciativa tem como objetivo engajar empresas privadas na proteção integral das crianças e adolescentes, visando erradicar o trabalho infantil em todas as suas formas, oferecendo alternativas educacionais e oportunidades de desenvolvimento para as crianças osasquenses.
O evento de lançamento contou com a presença do prefeito Rogério Lins; dos secretários José Carlos Vido (Assistência Social), Gelso Lima (Emprego, Trabalho e Renda), Luciano Camandoni (Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico) e Vitória Silvestre (Executiva da Infância e Juventude); do vereador Laércio Mendonça; representantes dos conselhos tutelares e de empresas estabelecidas na cidade.
O programa adota uma abordagem intersecretarial que inclui medidas de conscientização, fiscalização das leis trabalhistas, apoio às famílias em situação de vulnerabilidade e promoção de oportunidades educacionais e de capacitação.
Em sua fala, o prefeito Rogério Lins destacou a importância de abordar essa questão de maneira abrangente e colaborativa. “Em Osasco, estamos comprometidos em proteger nossas crianças e garantir que elas tenham acesso a um futuro promissor, livre de exploração e privações”, afirmou.
“Podemos garantir que, até 2025, não haverá nenhuma criança em Osasco no trabalho em setores informais, como comércio ambulante, vendendo balas, chocolates e biscoitos nos semáforos ou nas portas dos estabelecimentos comerciais”, disse o secretário de Assistência Social, José Carlos Vido, que explicou que o lançamento do programa reafirma o compromisso da cidade com os direitos fundamentais das crianças.