Santana de Parnaíba, Barueri e Itapevi se mobilizam por ‘Dia D’ de vacinação contra a gripe
Iniciada oficialmente no último dia 25 de março, a Campanha Nacional de Vacinação da população contra a gripe Influenza continua em todo o país para o público definido como alvo pelo Ministério da Saúde.
Para reforçar a campanha, diversas cidades do país aderiram ao calendário oficial e programaram para este sábado, dia 13 de abril, a realização do “Dia D” de vacinação com o objetivo de ampliar o universo de pessoas atendidas pela ação.
Na região Oeste da Grande São Paulo, pelo menos três cidades haviam divulgado participação nesse “Dia D” da campanha, até o fechamento desta edição.
Em Santana de Parnaíba, a Prefeitura anunciou que todas as unidades de saúde do município estarão atendendo neste sábado, 13, das 8 às 17 horas. No momento da vacinação, o morador deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência e apresentar a carteirinha de vacinação. Caso não possua, será providenciado o documento na hora.
Em Barueri, a Prefeitura local informou que todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e dois postos volantes estarão abertos para aplicar também as vacinas do Programa Nacional de Imunização (PNI) para crianças de zero a adolescentes até 15 anos de idade. Não é preciso agendar para se imunizar, bastando ir a alguma UBS, que estarão abertas das 8 às 17 horas, ou a um dos dois postos volantes, disponíveis das 8 às 16 horas, portando documento e a caderneta. Além do “Dia D”, as vacinas continuarão sendo aplicadas nas UBSs durante a semana até o final das respectivas campanhas.
Em Itapevi, a Prefeitura local promoverá o “Dia D” das 8 às 16 horas em todas as unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Saúde da Família (USFs) da rede municipal, pretendendo atingir 90% de imunização do público-alvo. Com intuito de agilizar o fluxo de pacientes durante o dia, funcionários da Saúde vão distribuir senhas até as 15 horas.
Para ser vacinada, a pessoa que faz parte do público-alvo deve comparecer a qualquer unidade de saúde do município com um documento que tem foto e o CPF (RG ou CNH). Também é preciso levar o cartão do SUS e a carteira de vacinação.
GRIPE INFLUENZA
De acordo com o Ministério da Saúde, a gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. Ao todo, existem quatro tipos de vírus influenza: A, B, C e D – sendo o tipo A o responsável pelas grandes pandemias.
Para identificar se a pessoa está infectada pelo vírus, especialistas da saúde revelam que verificam a presença de sintomas como febre, tosse, dores de cabeça, na garganta e no corpo. O “Dia D” é aberto a toda população, principalmente para os grupos prioritários (ver quadro).
Grupos prioritários para vacinação contra a gripe
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);
- Gestantes e puérperas;
- Povos indígenas;
- Quilombolas;
- Trabalhadores da saúde;
- Indivíduos com 60 anos ou mais de idade;
- Professores das escolas públicas e privadas;
- Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas;
- Caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso;
- Trabalhadores portuários;
- Funcionários do sistema prisional;
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade;
- Pessoas em situação de rua.