Autoridades municipais e representantes da empresa ViaMobilidade, concessionária da linha férrea em toda a região Oeste, se reuniram na manhã de sexta-feira da semana passada, dia 5 de abril, para dar o início formal à construção da nova estação Ambuitá, da linha 8-Diamante.
A nova unidade será levantada exatamente onde ficava a antiga estação, na rua Dr. José Alexandre Crosgnac, 110. A estação foi desativada e demolida em 2010, após um projeto de modernização da linha, realizado na ocasião pelo governo do Estado. A medida desagradou os moradores do bairro, que há anos reivindicavam a volta da estação, pleiteada também pela Prefeitura às autoridades estaduais. Com a nova estação, os passageiros da linha férrea não mais precisarão se deslocar às estações Amador Bueno ou Santa Rita, o que aumenta o tempo de viagem de cada um.
De acordo com a Viamobilidade, a obra prevê investimentos de cerca de R$ 23 milhões, gerando aproximadamente 100 empregos diretos e indiretos. Dentre as novidades, a nova estação deve contar com acessibilidade completa, sistema de detecção e combate a incêndio, destinação de esgoto no sistema público de coleta, gerador diesel e transposição entre plataformas de forma segura e acessível – com elevadores, rampas e piso tátil.
A cerimônia para formalização do início da obra contou com a presença de André Costa, diretor da ViaMobilidade Linhas 8 e 9, que destacou sua importância: “Nosso propósito é transformar a vida das pessoas por meio da mobilidade. A população de Itapevi terá uma nova opção de transporte entre Amador Bueno e Santa Rita, com uma estação pautada pela acessibilidade, sustentabilidade e segurança, o que vai contribuir para a qualidade de vida de todos”, afirmou. O prefeito de Itapevi, Igor Soares (Podemos), também esteve presente à cerimônia.
INTERVENÇÃO OPERACIONAL
Para dar celeridade e garantir segurança no avanço da obra, será necessário interromper parte da operação no trecho da nova estação. Assim, segundo a ViaMobilidade, a partir deste sábado, 13 de abril, a circulação de trens entre as estações Amador Bueno e Itapevi será interrompida por cerca de seis meses.
Para atender os passageiros, a concessionária fará reforço no número de ônibus que já atuam no trecho até que a circulação possa ser retomada com segurança no local.
Também segundo a concessionária, toda a obra tem previsão de entrega para o primeiro semestre de 2025,