Uma cerimônia realizada na quarta-feira da semana passada, dia 17/4, nas dependências do Teatro Municipal Glória Giglio, serviu para que a Secretaria da Família, Cidadania e Segurança Alimentar da Prefeitura de Osasco promovesse a formatura e a certificação de mais de 130 famílias participantes dos programas municipais Famílias Fortes e ACT – para Educar Crianças em Ambientes Seguros.
O secretário titular da pasta, Marcelo Couto Dias, explicou a proposta dos programas e expressou a gratidão de formação das novas turmas: “Os dois programas visam fortalecer as famílias e desenvolver habilidades parentais para prevenir comportamentos de risco, com o ACT focado na primeira infância, e o Famílias Fortes na transição para a adolescência. Conforme preconiza o Artigo 227 da Constituição Federal, é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar os direitos das crianças e adolescentes. Para isso, é preciso prevenir problemas sociais como o uso de álcool e outras drogas na adolescência, evasão escolar, gravidez precoce, violência doméstica, que estão relacionados à qualidade do convívio familiar, foco dos programas. Essas iniciativas são fundamentais para uma sociedade que, de fato, tem o compromisso com o desenvolvimento saudável de suas crianças e adolescentes e que quer um futuro melhor para todos”, afirmou.
Além dele, personalidades e autoridades participaram da cerimônia, revezando-se em discursos, com o deputado estadual Rogério Santos (MDB); a vice-prefeita de Osasco, Ana Maria Rossi; dentre outros.
A formação das turmas contou com a participação de 22 escolas municipais, integrando diversas regiões e comunidades osasquenses.