Início Esportes CBF suspende duas próximas rodadas do Brasileirão por causa das enchentes no...

CBF suspende duas próximas rodadas do Brasileirão por causa das enchentes no Rio Grande do Sul

844
0
No embate entre tricolores, o São Paulo (camisa branca) saiu perdendo, mas virou e colocou o Fluminense na zona de degola - Foto: Lucas Merçon/Fluminense FC

Estava praticamente tudo definido para a realização da rodada deste final de semana do Campeonato Brasileiro de Futebol em sua Série A, com a natural exceção dos jogos dos times gaúchos, quando na quarta-feira, dia 15/5, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) emitiu comunicado anunciando a suspensão do torneio em suas duas próximas rodadas – de nºs 7 e 8 -, que aconteceriam nos dois próximos finais de semana.
De acordo com o comunicado da entidade maior do futebol nacional, “Nos últimos dias, o Brasil se viu radicalmente afetado por uma tragédia ambiental sem precedentes na história, que impactou diretamente milhões de pessoas no Estado do Rio Grande do Sul e, por conseguinte, o futebol praticado no Brasil.
Nesse sentido, não se pode olvidar que o esporte e a sociedade caminham concomitantemente, não podendo se separar ainda mais em um momento tão difícil para a população brasileira”. Por isso, afirmando ter recebido o pedido formal de 15 clubes e também da Federação Gaúcha de Futebol, resolveu suspender as rodadas que aconteceriam nos dias 18, 19, 20, 24, 25 e 26 de maio. Uma reunião do Conselho Técnico Extraordinário da competição está agendada para o dia 27 de maio.
Até o fechamento desta edição, na quinta-feira, dia 16, a decisão da CBF envolvia apenas a Série A do Brasileirão. Nas demais competições, mantinha-se suspensa a participação dos clubes gaúchos até o dia 27 de maio, como já vinha acontecendo até então. Inclusive a Copa do Brasil, que tem rodada decisiva marcada para a próxima semana (ver matéria abaixo), teve sua agenda confirmada pela CBF, também excetuando-se os clubes gaúchos.

DENTRO DE CAMPO

Antes da suspensão, a 6ª rodada do Brasileirão teve desenrolar dentro de campo. O São Paulo, por exemplo, foi o único paulista a vencer, mantendo a melhor campanha até o momento entre os quatro clubes do Estado que participam do torneio (ver quadros). Na segunda-feira, 13, o tricolor chegou aos 10 pontos e ocupa o 5º lugar depois de ganhar por 2×1, de virada, do Fluminense (RJ), no Morumbi.
Palmeiras, Bragantino e Corinthians, nesta ordem, perderam para os três mais eficientes da temporada. O Verdão recebeu o Athletico, em Barueri, no domingo, 12, desperdiçou um pênalti ao final da etapa inicial (quando o escore seguia em branco) e depois não evitou ser tragado pelo Furacão mesmo após ficar com um jogador a mais em campo pela expulsão de um adversário, com o segundo tempo já correndo. Os 2×0 favoráveis mantiveram o rubro-negro no topo da tabela do Brasileirão 2024, com 13. Agora com 8 pontos o Verdão está em 9º lugar na tabela.
Em Salvador, o Bahia ganhou do Bragantino pela contagem mínima, fatura suficiente para assegurar que o Tricolor da Boa Terra permaneça “colado” ao Athletico, com iguais 13 pontos, embora em 2º, com menor saldo de gols (6×3). O revés custou para o Massa Bruta retroceder três degraus na tábua de classificação, do 5º ao 8º lugar, com 9 pontos.
O reencontro com o agora treinador do Flamengo, Tite, na tarde de sábado, 11, no Maracanã, depois de em 2016 ele encerrar a terceira passagem pelo Parque São Jorge para assumir a seleção brasileira, não agradou aos corintianos. Os mais otimistas acreditavam ser possível ao Corinthians afundar a nau do seu ex-comandante, mas o rubro-negro ganhou por 2×0, elevou seu desempenho (3º, 11 pontos) e só não devolveu o alvinegro à zona de rebaixamento por que o arquirrival São Paulo impediu ao bater o tricolor das Laranjeiras. Atualmente com 5 pontos e em 16º, o Timão é o primeiro clube além da linha de queda, superando o Fluminense no saldo de gols, ambos negativos (-2 e -4).

Classificação da Série A

(Após 6 rodadaS INICIADAS)

Pos. Clube PG

1° Athletico 13
2° Bahia 13
3° Flamengo 11
4° Botafogo 10
5° São Paulo 10
6° Cruzeiro 10
7° Atlético-MG 09
8° Bragantino 09
9° Palmeiras 08
10° Internacional 07
11° Fortaleza 07
12° Grêmio 06
13° Vasco 06
14° Criciúma 05
15° Juventude 05
16° Corinthians 05
17° Fluminense 05
18° Vitória 01
19° Atlético-GO 01
20° Cuiabá 00

Resultados da 6ª rodada: Flamengo 2×0 Corinthians; Palmeiras 0x2 Athletico; Fortaleza 1×1 Botafogo; Atlético-GO 0x1 Cruzeiro; Vasco 2×1 Vitória; Bahia 1×0 Bragantino; e São Paulo 2×1 Fluminense. As partidas Internacional x Juventude e Atlético-MG x Grêmio foram canceladas devido às consequências das chuvas no Rio Grande do Sul e Criciúma x Cuiabá devido a compromisso do clube mato-grossense pela Copa Verde.