Início Cidades Informatização das UBSs pretende dar agilidade aos procedimentos de consultas e exames...

Informatização das UBSs pretende dar agilidade aos procedimentos de consultas e exames em Jandira

1069
0
O sistema deve ainda possibilitar a integração entre diferentes unidades de saúde, como hospitais e laboratórios - Foto: Secom/PMJ

A Prefeitura de Jandira divulgou na semana passada que, através de um trabalho orientado por sua Secretaria de Saúde, concretizou recentemente a informatização das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em todo o município. O objetivo, segundo a administração municipal, “é investir na modernização e digitalização dos serviços de saúde prestados nesses ambientes, melhorando o atendimento à população e otimizando os processos internos”.
Ao mesmo tempo a Prefeitura também salienta que esse novo sistema aplicado nas UBSs deve propiciar uma série de benefícios para a gestão da saúde pública, pois a digitalização dos prontuários dos pacientes permitirá acesso mais rápido e seguro às informações médicas, facilitando o trabalho dos profissionais e garantindo um acompanhamento mais eficaz dos pacientes. Além disso, a iniciativa também possibilitará integração entre diferentes unidades de saúde e outros serviços do ramo no município, como hospitais e laboratórios, resultando em maior agilidade no agendamento de consultas, exames e procedimentos, evitando filas e reduzindo o tempo de espera dos pacientes.
Tal avaliação é referendada pela secretária de Saúde de Jandira, Gabriela Rocha: “O processo de informatização agiliza tudo, a questão de segurança de dados do paciente, a facilidade de troca de informações entre médicos de diferentes unidades, a marcação de consultas. Todos esses processos serão realizados de forma mais eficiente”, salienta.
Outra vantagem apontada pela administração pública é a melhoria na gestão dos recursos e insumos. Com esse novo sistema, será possível realizar um controle mais preciso dos estoques de medicamentos e materiais, evitando desperdícios e assegurando que todos tenham acesso aos medicamentos e tratamentos necessários.
“Com a implementação da informatização nas UBSs, teremos um ganho muito grande para a população em questão de gerenciamento de dados. O munícipe terá seus dados em um único lugar, que será consultado através de qualquer posto de saúde”, enfatizou o secretário de Tecnologia e Informação, Rodrigo Leite.
O prefeito Henri Hajime Sato, o Dr. Sato (PSDB), que é médico, acompanhou todo o processo e também avaliou: “O processo de informatização abrange diversas áreas-chave, desde a digitalização de registros médicos até a implementação de sistemas de agendamento on-line e telemedicina. Essas iniciativas não apenas simplificam os procedimentos administrativos, como também promovem uma comunicação mais eficaz entre pacientes e profissionais de saúde”, concluiu.