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Planos para a Educação Básica, 1ª Infância e Regimento Escolar são apresentados em Santana de Parnaíba

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Segundo a Prefeitura, os documentos terão validade de 10 anos - Foto: Secom/PMSP

Um evento promovido no final do mês de maio, dia 24/5, serviu para que a Secretaria Municipal de Educação (SME) da Prefeitura de Santana de Parnaíba promovesse a apresentação de três documentos que devem nortear o setor educacional da cidade. No encontro promovido no auditório da própria Secretaria, foram apresentados o Currículo Municipal da Educação Básica; o Plano Municipal Pela 1ª Infância e o Regimento Comum Escolar.
Os trabalhos foram supervisionados pela Consultoria Educacional e Assessoria Pedagógica Campinas (Ceducamp) e, segundo a Prefeitura de Santana de Parnaíba, os documentos têm validade de 10 anos.

CURRÍCULO

O Currículo Municipal da Educação Básica procura estar alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que define as aprendizagens essenciais a que todos os estudantes têm direito ao longo da Educação Básica. Conforme a SME, o BNCC orienta a prática pedagógica, que envolve os conteúdos que serão estudados, as atividades e as competências a serem desenvolvidas, com foco na formação plena dos estudantes.
De acordo com a SME, o currículo foi produzido de forma coletiva, participativa e democrática, com os seguintes temas geradores: a educação como direito humano; as infâncias e as crianças como indivíduos sujeitos de aprendizagem e protagonistas da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio; o(a) professor(a) como mediador(a) das relações humanas e das situações de ensino e aprendizagem; a educação escolar como processo integral da formação humana; a leitura e a escrita como processos de formação humana e de desenvolvimento cultural; a justiça curricular e a produção da escola socialmente justa; e a diversidade humana, a dignidade da pessoa, o multiculturalismo e a proteção social de todos(as) os educandos(as).

1ª INFÂNCIA

O Plano Municipal pela 1ª Infância expressa o compromisso de Santana de Parnaíba com a educação das crianças. De acordo com a SME, as experiências vividas na primeira infância influenciam a criança e suas relações com outros indivíduos nas etapas seguintes, o que justifica os investimentos na sua formação física, psíquica e emocional, tornando-se necessário um conjunto de ações que, de forma articulada, promova o desenvolvimento integral das crianças.
Dessa forma, a mobilização pela primeira infância deve ser coletiva, envolvendo todas as instâncias de governo e todos os setores e segmentos da sociedade civil, na perspectiva de reafirmar o compromisso de todos com a defesa e a garantia dos direitos das crianças, para projetar um futuro promissor às novas gerações.

REGIMENTO COMUM

O Regimento Comum Escolar da cidade é o documento que servirá como guia de direitos e deveres de todos que fazem parte da comunidade escolar, em conformidades com as leis do país, em especial a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), as normativas do Sistema de Ensino Municipal e outros dispositivos legais vigentes. O regimento aborda, entre outros temas, os diferentes aspectos administrativos e pedagógicos que assegurem a identidade dos colégios e preservem o atendimento às suas características, em linha com o plano escolar.