A campanha de nove vitórias e quatro derrotas do Basket Osasco na temporada da Divisão Adulto promovida pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB) terminou coroada no sábado, 8 de junho, com o título inédito para o município. A CBB é o órgão maior da modalidade no Brasil.
O quadrangular final do campeonato brasileiro ocorreu na Arena Santos entre a quinta-feira, 6, e o sábado, 8. No último dia da competição, Blumenau (SC), Cruzeiro (MG) Osasco e Santos apresentavam uma vitória e uma derrota cada. Osasco faturou a preliminar contra os catarinenses (59×56), porém só garantiu a taça mais tarde, após os mineiros derrotarem os anfitriões por 70×69. No cômputo final, ambos somaram dois triunfos, mas os osasquenses abiscoitaram a taça beneficiados pela vitória em confronto direto ante a Raposa (56×50) colhido na véspera, quando se recuperara do revés para os santistas por 59×55 amargado na noite anterior (ver quadro).
Além do troféu, o Osasco Basket recebeu ainda o anel do Brasileirão 2024 da CBB. Individualmente, Jamir Moultries se destacou como cestinha da campanha (média de 18 pontos por jogo) e acabou eleito o melhor jogador da temporada; o pivô Hátila (líder em rebotes) e o armador Jean foram indicados para o Quinteto Ideal, o selecionado do torneio. O comandante do elenco, Adriano Geraldes, recebeu a medalha de melhor técnico.
A CBB é a entidade responsável pela organização, chancela dos eventos e representação oficial dos atletas. É filiada à Federação Internacional de Basquete (FIBA) e ao Comitê Olímpico do Brasil (COB).
Por sua vez, a Liga Nacional de Basquete (LNB) dispõe de autonomia e está autorizada a realizar torneios. Ela promove o Novo Basquete Brasil (NBB), que reúne as principais equipes do país e tem maior visibilidade nos meios de comunicação. Flamengo/RJ e Franca/SP disputam neste momento as finais do NBB 2024.
Jogos do quadrangular final do Brasileiro de Basquete
06/06 Cruzeiro 72 x 64 Blumenau
06/06 Basquete Santos 59 x 55 Basket Osasco
07/06 Blumenau 72 x 58 Basquete Santos
07/06 Basket Osasco 56 x 50 Cruzeiro
08/06 Basket Osasco 59 x 56 Blumenau-SC
08/06 Cruzeiro 70x 69 Basquete Santos
Prefeito recebe equipe campeã
Na manhã de terça-feira, 11/6, o prefeito de Osasco, Rogério Lins (Podemos), recepcionou em seu gabinete a equipe do Basket Osasco (Coruja) para homenagear os campeões brasileiros de 2024. Lins esteve acompanhado de seu secretário de Esporte, Recreação e Lazer, Thiago Borges.
Para o prefeito, a conquista é um marco histórico para a cidade: “Vocês acabam sendo espelho para as gerações futuras. Este título representa a união e orgulho para Osasco, que agora está eternamente inscrita na história do basquete brasileiro”, disse Lins.
Participaram da recepção os jogadores Jean Lucas, João Vitor, Elvis, Jamir, Augusto, Nicolas, Hátila, Ginaldo, Guilherme, Tom, Dalaqua e Lucas; além da comissão técnica formada por Adriano Geraldes, Osvaldo Lima, Marcus Sestrem, Wanderson Silva, Rosinaldo Valério e José Aparecido; além dos diretores João Ricardo Lourenço e Marcelo Sabino.