Início Cidades Osasco inicia Operação Inverno para acolhimento de pessoas em situação de rua

Osasco inicia Operação Inverno para acolhimento de pessoas em situação de rua

1264
0
Foto: Fernanda Cazarini

Operação Inverno e Frentes Frias mantém ações noturnas nas ruas de Osasco a pessoas em situação de vulnerabilidade social

Desde o dia 15 de junho, equipes da Secretaria de Assistência Social (SAS) da Prefeitura de Osasco atendem a moradores em situação de rua na cidade, com a principal preocupação de atendê-los com a chegada das baixas temperaturas em todo o Estado. Trata-se do início da Operação Inverno e Frentes Frias 2024, que faz a abordagem desse público no período noturno, quando ocorrem temperaturas iguais ou menores a 10ºC no município.
No último domingo, dia 30/6, por exemplo, os agentes da SAS percorreram vias do Centro, zonas Norte e Sul, realizando busca ativa de pessoas em situação de rua a partir de solicitações abertas pelos munícipes na Central 156 (Serviço de Abordagem Social), bem como abordagens de pessoas em situação de vulnerabilidade social. A Operação Inverno e Frentes Frias é uma ação intersecretarial e segue diretrizes traçadas pelo Decreto municipal nº 13.412, de 29 de junho de 2022.
Segundo a Prefeitura, os Serviços de Acolhimento Institucional na cidade oferecem alojamento, higiene pessoal e alimentação. Já para aqueles que não aceitarem a ida para o acolhimento institucional, serão distribuídos cobertores, roupas, alimentos e ração para os pets.   
O prefeito de Osasco, Rógerio Lins, destacou que além do serviço de acolhimento existe  a possibilidade dessas pessoas terem um novo recomeço. “Temos oportunidade de emprego para as pessoas que querem sair da situação de rua e começar uma vida nova através do Programa Recomeçar”, disse. O programa tem como objetivo oferecer qualificação profissional para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
A população osasquense, de modo geral, pode ajudar na Operação Inverno e Frentes Frias entrando em contato com a Central 156 informando o endereço e um ponto de referência em que está a pessoa em situação de rua. O atendimento do 156 funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Além dos Serviços de Acolhimento Institucional para Mulheres, Famílias e Diversidade e Acolhimento Institucional para Adultos, ambos no Rochdale (Rua Belo Horizonte, 87), o Centro Pop (Rua Martin Afonso, 244 – Piratininga) terá acolhimento emergencial noturno nas noites mais frias.
A Operação deve prosseguir por cerca de três meses, estendendo-se até o dia 15 de setembro deste ano.

Os agentes oferecem alojamento e entregam cobertores
e outros itens aos moradores em situação de rua

Fernanda Cazarini