Início Cidades Prefeitura muda novamente principais acessos às vias centrais de Osasco

Prefeitura muda novamente principais acessos às vias centrais de Osasco

1661
0
Foto: Marco Infante/PZ

Ainda visando ‘adequação’, Prefeitura altera sentido de diversas ruas na região central de Osasco

Quase dois meses depois da inauguração da nova ponte que dá acesso da rodovia Castello Branco à região central de Osasco, em 19 de maio; a Prefeitura local deu início na quarta-feira desta semana, dia 10 de julho, a uma nova série de mudanças no sistema viário que envolve as principais saídas e entradas do Centro da cidade.
A primeira delas já havia sido concretizada duas semanas depois das mudanças, que foi permitir o acesso à rua Dr. Jaime Regalo Pereira, à direita, para quem chega à cidade pelo viaduto Dona Ignês Colino. Esse, aliás, passa a ser o principal acesso ao Centro, para quem vem da Castello Branco, de Presidente Altino ou mesmo da região Norte da cidade.
Isso porquê, a partir desta semana, o outro acesso que havia sido permitido em maio, pela rua Cipriano Tavares, também já não existe, pois sua mão de direção foi invertida seguindo agora o fluxo da rua Primitiva Vianco em direção à Maria Campos. Com isso, o único acesso ao Centro pela Maria Campos passa a ser aquele primeiro, logo depois do viaduto, pela Jaime Regalo Pereira, já que as outras três ruas seguintes (Cipriano Tavares, Cônego Afonso e Itabuna) servem agora apenas para quem vem da Primitiva Vianco em direção à Maria Campos. Ou seja: para sair do Centro da cidade.
Outras mudanças secundárias também ocorreram e, segundo a Prefeitura, “visam melhorar a fluidez da região central, após acompanhamento e das avaliações técnicas diante do tempo decorrido da entrega da nova entrada da cidade”.

OUTRAS MUDANÇAS

Com essa inversão da mão de direção na rua Cipriano Tavares, seu cruzamento com a Maria Campos passa a ter um semáforo para pedestres, o que não acontecia anteriormente e que vai contra a proposta inicial da Prefeitura, de eliminar os semáforos nessa via.
Além dessa principal alteração, outras mudanças também foram concretizadas: para quem desce a rua Primitiva Vianco, a rua Minas Bogasian passa a ser o acesso (à esquerda) para quem se dirige à rua Pedro Fioretti. Quem vem no sentido contrário, da Pedro Fioretti em direção à Primitiva Vianco, tem agora também a alternativa de fazê-lo pela rua Euclides da Cunha, que teve sua mão invertida.
Na própria Pedro Fioretti ocorre uma modificação mais acentuada: quem sobe a rua oriundo do Centro em direção à avenida dos Autonomistas terá mão única de direção em quase todo o trecho, até o cruzamento com a rua Pres. Castello Branco. Daí para a frente, por dois quarteirões, a via volta ter mão dupla de direção, como era até então.
Por fim, quem chega à cidade entrando pela rua Dr. Jaime Regalo Pereira, passa a ter a opção de ingressar na primeira à esquerda – a rua Tomás Spitaleti – que teve sua mão de direção invertida para quem se dirige ao Jardim Agu.
Além de faixas espalhadas por todos os trechos onde as mudanças foram realizadas, nos dias seguintes à alterações também agentes de trânsito têm frequentado o local para orientar os motoristas.

Principais alterações no viário central de Osasco

1- Rua Pedro Fioreti passa a ter sentido único de direção, sentido avenida dos Autonomistas até a rua Presidente Castelo Branco.
 
2- Rua Euclides da Cunha passa a ter sentido inverso no trecho entre a rua Pedro Fioreti e rua Primitiva Vianco, com sentido para essa última.
 
3- Rua Minas Bogasian, no trecho da rua Primitiva Vianco para rua Pedro Fioreti, muda mão para sentido da rua Pedro Fioreti.
 
4- Rua Cipriano Tavares passa a ter sentido da rua Primitiva Vianco para avenida Maria Campos.
 
5- Rua Thomás Spitaletti teve inversão no sentido de direção, passando a ser da rua Dr. Jaime Regalo Pereira para rua Cipriano Tavares.