Início Esportes Argentina mantém e amplia hegemonia continental ao bater Colômbia na final da...

Argentina mantém e amplia hegemonia continental ao bater Colômbia na final da Copa América

569
0
A seleção argentina, protagonizada por Messi, levantando a taça nos Estados Unidos, agora tem 16 títulos da Copa América - Foto: Divulgação/Conmebol

A seleção masculina de futebol da Argentina, atual campeã mundial, levantou no domingo, 14 de julho, o título da 48ª Copa América e agora passou a ter 16 títulos da competição, contra 15 do Uruguai, o segundo maior vencedor. A conquista albiceleste ao derrotar a Colômbia por 1×0, com gol marcado já no segundo tempo da prorrogação, coroou a campanha invicta que a equipe treinada por Lionel Scaloni e protagonizada em campo pelo seu xará Lionel Messi construiu nos Estados Unidos da América, palco do torneio iniciado em 20 de junho com a presença de 16 países, dos quais 6 filiados à Confederação das Associações de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (Concacaf).
Os colombianos, que estavam em busca do bi, viram cair uma invencibilidade de 28 jogos sustentada desde fevereiro de 2022 quando haviam perdido pela última vez, justamente para a Argentina, pelo mesmo escore e com tento também de Lautaro Martinez, em duelo pelas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo do Catar. O Uruguai, na véspera, 13/7, superou o Canadá por 4×2 em cobranças de pênaltis e ficou com o 3º lugar. Com a bola em disputa, o placar ficou em 2×2.
A seleção brasileira esteve nos Estados Unidos da América, mas teve de fazer as malas e pegar o voo de volta após ser eliminada nas quartas de final pelos uruguaios: 4×2 nos pênaltis, 0x0 no tempo normal, em 6 de julho, revés que abortou os planos de arrebatar a Copa América pela 10ª vez. O escrete canarinho voltará a atuar somente em 5 de setembro, data na qual receberá o Equador pela 7ª rodada das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2026. O Brasil ocupa a 6ª colocação, com 7 pontos ganhos; a Argentina lidera com 15.

ESPANHA DOMINA EUROPA

No mesmo domingo, 14 de julho, aconteceu em Berlim, capital da Alemanha, a final da Eurocopa, que reúne as seleções do chamado “Velho Continente”. Em jogo único, a Espanha bateu a Inglaterra por 2×1 com gols de Nico Williams e Oyarzabal, enquanto Palmer marcou para os ingleses.
Esse foi o quarto título da Espanha na competição que, com o tetracampeonato, é a maior detentora de conquistas do torneio. A Inglaterra, cujo último título de relevância foi em 1966, quando conquistou a Copa do Mundo em casa, nunca venceu uma edição da Eurocopa.