Início Esportes Com primeira fase do Brasileirão 2024 terminando, Botafogo assume ponta e Palmeiras...

Com primeira fase do Brasileirão 2024 terminando, Botafogo assume ponta e Palmeiras é vice

976
0
Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação

Botafogo acelera no apagar das luzes do primeiro turno e assume ponta isolada do Brasileirão 2024

Glorioso ultrapassou o Palmeiras em confronto direto e abriu 3 pontos de vantagem sobre o onze esmeraldino em clássico da 17ª rodada disputado no meio da semana, marcada também por vitória de virada do Corinthians em noite de estreias e homenagens alvinegras

Por Marcelino Lima

O Botafogo (RJ) assumiu na reta final do primeiro turno a ponta da tábua de classificação do Campeonato Brasileiro da Série A ao bater o Palmeiras, na cidade do Rio de Janeiro, na noite de quarta-feira, 17. O Fogão ganhou por 1×0, chegou aos 36 pontos ganhos e abriu na liderança três pontos a mais que o próprio alviverde, agora 2º colocado, com 33. A sequência do Glorioso para tentar manter o topo aponta jogo em casa contra o Internacional (RS); e depois visita ao Morumbi, onde encarará o São Paulo, respectivamente pelas 18ª e 19ª rodadas. O Verdão receberá o Cruzeiro (MG) e encerrará a fase inicial do Brasileirão 2024 diante do Fluminense (RJ), no Maracanã (ver quadros).
Se o alviverde não evitou a derrapada que deu no reduto botafoguense, o São Paulo tirou proveito do adversário que anda em marcha lenta na competição e derrotou o Grêmio (RS), também pela contagem mínima, no Morumbi. O resultado levou o tricolor paulista para o 4º lugar, com 30 pontos, empatado com o Bahia, mas em vantagem nos critérios de desempate sobre o tricolor da Boa Terra. Já o tricolor gaúcho, com mais essa engasgada de motor, segue na zona de rebaixamento, encalhado em 18º, com 11. Nos dois últimos jogos do primeiro turno, o Mais Querido enfrentará o Juventude (RS), em Caxias do Sul, antes de digladiar contra o Botafogo.
O Bragantino esperará o Athletico em seu estádio, o Nabi Abi Chedid, para tentar debelar o Furacão a partir das 18h30 do domingo, 21 de julho; a partida inicialmente programada para o meio da semana em Santa Catarina, ante o Criciúma, será remarcada devido ao compromisso do Massa Bruta pela Copa Sul-Americana (ver Notas, nesta página). Com 22 pontos ganhos, o carro bragantino ficou estacionado em 10º após ser superado pelo Cruzeiro (2×1) no sábado, 13.

‘GASOLINA ADITIVADA’

O Corinthians abre a zona de rebaixamento do Brasileirão 2024 em 17º, com 15 pontos ganhos, mas começou a ensaiar a arrancada desejada pelos fiéis mosqueteiros ao bater o Criciúma por 2×1 na terça-feira, 16.
A 3ª vitória do Timão nesta temporada foi de virada, na Arena Itaquera, em noite de estreias e de homenagens ao ex-goleiro Tobias. Sob as traves onde já reinou o arqueiro herói do vice-campeonato brasileiro de 1976 e campeão paulista de 1977, que morreu em 13 de julho, o Timão apresentou o reforço Hugo Souza e, no meio de campo, Alex Santana, comandado pelo técnico Ramón Diaz em seu primeiro dia de “piloto” alvinegro.
Se a “gasolina” que Diaz injetou no tanque do “Sempre Altaneiro” é do tipo aditivada ou ainda apenas a do comum e sob o capô os cavalos voltarão a refugar, o bando de loucos só saberá após o término do páreo contra o Bahia (5º, 30 pontos), previsto para Salvador (BA) a partir das 16 horas do domingo, 21. Depois, o torque da equipe do Parque São Jorge será posto à prova novamente contra o Grêmio, que em 18º aparece com 11.

Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação