Início Política Regional Ribamar pode assumir posto na Câmara dos Deputados no início de agosto

Ribamar pode assumir posto na Câmara dos Deputados no início de agosto

767
0
Foto: Divulgação

Ribamar vive expectativa de ocupar cadeira na Câmara dos Deputados, em Brasília

O atual vereador licenciado de Osasco, Ribamar Silva (PSD), manifestou nesta semana, na quarta-feira, 24/7, em almoço oferecido à imprensa da cidade e região, sua expectativa de, já nos próximos dias, ocupar uma cadeira de deputado federal na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Os últimos meses de Ribamar no cenário político osasquense foram (e continuam sendo) de muitas decisões e perspectivas. Já de posse de seu segundo mandato como vereador, e depois de exercer a presidência do Legislativo também pela segunda vez consecutiva, Ribamar foi convidado, em maio de 2023 a assumir o posto de secretário da Casa Civil da Prefeitura de Osasco. Desde o final do ano passado tem visto seu nome cogitado para o cargo de vice-prefeito na chapa com Gerson Pessoa (Podemos), que recebe o apoio do atual prefeito Rogério Lins (Podemos). Tal decisão será anunciada na convenção deste final de semana (ver matéria nesta edição).
No momento de deixar a Prefeitura para uma nova e eventual candidatura a vereador, no início deste ano, resolveu abrir mão de tal preferência para apoiar sua esposa Elânia Silva na missão de ocupar sua cadeira no Legislativo osasquense. Agora, em meio à pré-campanha da esposa Elânia a vereadora; e às ações de apoio à candidatura de Gerson Pessoa, Ribamar também anuncia a possibilidade de assumir o posto de deputado federal.

MEXE-MEXE

Isso porque, em 2022, quando se candidatou à cadeira na Câmara dos Deputados, não foi eleito mas, com a obtenção de 65.219 votos, ficou com a 2ª suplência do PSD paulista, sendo que o 1º suplente foi Saulo Pedroso, com 80.186 votos.
Saulo já assumiu o posto na Câmara Federal no lugar do eleito Marco Bertaiolli, que foi indicado ao posto de conselheiro do Tribunal de Contas de São Paulo no ano passado.
É no lugar de Saulo Cardoso que Ribamar anuncia a posse da cadeira, pois o deputado federal deve se licenciar já no retorno dos trabalhos legislativos, em agosto próximo, para se dedicar à campanha municipal em Atibaia, interior do Estado. Entretanto, caso Saulo Pedroso não obtenha o resultado esperado e retorne à Câmara dos Deputados, Ribamar já alimenta uma expectativa ainda maior: outro deputado do PSD em Brasília, Ricardo Silva, titular do posto e eleito com 133.936 votos, lidera com folga as pesquisas para a Prefeitura de Ribeirão Preto. Caso confirme o favoritismo e conquiste o cargo de prefeito, Ricardo deve renunciar ao mandato, garantindo a posse definitiva de Ribamar a partir de janeiro de 2025 e pelos próximos dois anos, até o final de 2026.
Sobre isso, durante o almoço realizado na Churrascaria Estância nesta semana, Ribamar comentou: “não é admissível que uma cidade com a força econômica e política de Osasco não tenha um representante legítimo como interlocutor de tudo o que acontece lá em Brasília. Caso as coisas se concretizem, vou ocupar com garra e muita honra esse posto para tentar atender a todas as demandas da cidade junto ao poder central da República”, salientou.
Sua esposa Elânia, que esteve ao lado de Ribamar durante o almoço, respeitou a legislação eleitoral e, como pré-candidata a vereadora, apenas agradeceu a presença de todos e o apoio que tem recebido nessa nova empreitada.

Ribamar recepcionou os jornalistas da região
ao lado de sua esposa Elânia

Divulgação