Em meio às convenções partidárias que definem oficialmente as candidaturas da eleição de outubro próximo; e à própria intenção de se candidatarem à reeleição; os vereadores de toda a região Oeste da Grande São Paulo – e também do restante do país – terão, a partir do início deste mês de agosto, mais uma incumbência: a de cumprir o próprio mandato, trabalhando para isso até o final deste ano, sejam ou não reeleitos para um novo mandato.
Isso porque, depois de 31 dias de folga durante o mês de julho, quando cumpriram o chamado recesso parlamentar de meio de ano, os vereadores voltam ao trabalho de plenário oficialmente a partir do dia 1º de agosto (quinta-feira passada). Imagina-se que, por conta de todas as atribuições do ano eleitoral, as sessões a partir de agora fiquem mais esvaziadas, “esvaziando-se” também as obrigações e preocupações com os problemas de cada município, já que o trabalho de rua, na caça ao voto, deve se sobrepujar às discussões de leis e iniciativas no plenário do Legislativo.
Ainda assim, em seis das sete câmaras municipais da região as sessões ocorrem às terças-feiras, portanto, em vez de retomarem os trabalhos no dia 1º de agosto, essas sessões de reinício acontecerão somente a partir da próxima semana, dia 6. A única que poderia reiniciar os trabalhos no dia 1º seria a de Osasco, que promove sessões às terças e quintas-feiras, às 15 horas; porém também por uma opção da direção da Casa, reiniciará os trabalhos somente na próxima semana.
As demais, que já realizam as sessões sempre às terças-feiras, elas ocorrem nos seguintes horários: Carapicuíba (10 horas); Barueri (9h30); Jandira (14 horas); Itapevi (9 horas); e Santana de Parnaíba (15 horas). Em Pirapora do Bom Jesus, as sessões ocorrem nas 1ªs e 3ªs terças-feiras do mês, com início às 18 horas.
As sete cidades da região Oeste contam atualmente com 115 vereadores, sendo 21 na Câmara de Osasco, 17 em Carapicuíba, 21 em Barueri, 13 em Jandira, 17 em Itapevi, 17 em Santana de Parnaíba e 9 em Pirapora do Bom Jesus.
Depois de gozarem os 31 dias de folga em julho, os vereadores cumprirão seus mandatos oficiais que se encerram no dia 31/12/2024, mas os trabalhos legislativos voltam a se encerrar em novo recesso parlamentar no início de dezembro.