Início Cidades Ciesp Castelo disponibiliza Polo de Mediação e Arbitragem a empresários de Osasco...

Ciesp Castelo disponibiliza Polo de Mediação e Arbitragem a empresários de Osasco e região

750
0
Presentes ao evento (da esq. p/a dir.) estiveram personalidades como o vice-prefeito de Jandira, Carlos Piteri; o diretor do Ciesp Castelo, Ronaldo Koloszuk; a conselheira do órgão, Marcia Nadalini; o vice-diretor Erlan Dias; a presidente da OAB Osasco, Dra. Maria José Bonetti; a secretária-geral da Câmara de Conciliação, Lilian Bertolani; e o gerente diretor, Mário Costanski - Foto: Divulgação/Ciesp

Na terça-feira da semana passada, dia 6 de agosto, a Diretoria Regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo em Osasco, o Ciesp Castelo, inaugurou seu Polo Regional da Câmara de Mediação, Conciliação e Arbitragem Ciesp/Fiesp, em evento que contou com a presença de diversas lideranças empresariais, jurídicas e políticas da região.
De acordo com o órgão, a Câmara Ciesp/Fiesp oferece ferramentas alternativas para a prevenção e solução de conflitos no ramo dos negócios como a mediação, conciliação, arbitragem e o “dispute board” (comitê de especialistas que previne e soluciona disputas relacionadas a obras).
O diretor do Ciesp Castelo, Ronaldo Koloszuk Rodrigues, explicou que com a inauguração do Polo, a comunidade da região de Osasco terá acesso mais fácil aos serviços prestados pela Câmara, aproveitando a infraestrutura da regional para realizar reuniões de Mediação e Audiências de Arbitragem. “Esses serviços permitem às empresas uma gestão estratégica dos seus riscos jurídicos, ajudando não apenas a resolver, como também evitar disputas”, disse o diretor.
A secretária geral da Câmara, Lilian Bertolani, explicou que desde a sua fundação, a entidade foi idealizada com foco principalmente nos empresários, apesar de hoje também atender a administração pública. Ela explica que hoje uma ação convencional no Judiciário demora pelo menos 62 meses para ter uma sentença. Já no caso da arbitragem, todo o trâmite demora de 18 a 24 meses, o que envolve, por exemplo, ouvir testemunhas, peritos e coletar provas. De acordo com ela, as custas também acabam sendo reduzidas, já que não há a possibilidade de recursos sucessivos no caso da Arbitragem, como acontece no Judiciário. “Você vai ter um tribunal arbitral formado por especialistas. Então, a sentença tem uma qualidade incontestável”, ressalta Lilian.
A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Osasco, Maria José Soares Bonetti, prestigiou o evento; ao lado de outras personalidades, como o vice-prefeito de Jandira, Carlos Piteri; e dirigentes da Ciesp Castelo e Ciesp/Fiesp.
A Câmara de Mediação, Conciliação e Arbitragem Ciesp/Fiesp em seu Polo Regional de Osasco funciona na própria sede da Ciesp Castelo, à rua Paula Rodrigues, 61, no Jardim Piratininga.