Início Geral PZ Brasil celebra 202 anos da Independência

Brasil celebra 202 anos da Independência

1050
0

Brasil celebra Dia da Independência e cidades da região promovem desfiles cívicos neste sábado

Neste sábado, dia 7 de setembro, o Brasil celebra seu Dia da Independência. Proclamada pelo regente Dom Pedro I em 1822, a data completa 202 anos em 2024.
A data foi implantada na história brasileira como sendo o momento em que Dom Pedro (futuro Pedro I), a fim de romper a ligação do país com Portugal, promoveu o ato da independência, o que supostamente teria ocorrido nessa data, à beira do rio Ipiranga, em São Paulo, transformando-se no Grito do Ipiranga.
Todo ação foi resultado de um processo de desgaste nas relações entre os colonos brasileiros, sobretudo da elite, com Portugal. Isso teve relação direta com a transferência da família real portuguesa para o Brasil, em 1808, que na verdade era uma fuga de Dom João VI e sua família à Era Napoleônica e à iminente invasão de Portugal pelas tropas francesas. Dom João VI só se tornou rei português a partir de 1816, mas no Brasil promoveu diversas ações para desenvolvimento do país, como a abertura dos portos e a elevação da então colônia à condição de Reino. Essa situação, no entanto, desagradava a muitos em Portugal e, por conta disso, em 1820 estourou a citada Revolução Liberal do Porto que mobilizou a elite de Portugal pelo desejo de reformas no país, que incluíam o retorno do rei para Lisboa e, principalmente, de que a Corte revogasse todas as medidas tomadas por Dom João VI.
Foi por causa dessa possibilidade de recolonização do Brasil que o processo de independência se iniciou. A elite econômica do país – nesse caso, a elite do Sudeste – não aceitava essa possibilidade porque afetaria seus interesses econômicos. Negociações estenderam-se durante 1820 e 1821, mas, a partir de 1822, o sentimento separatista começou a ganhar força. À medida que a situação foi tornando-se irreconciliável, o príncipe Dom Pedro foi convencido a liderar o processo de independência do Brasil.

DESFILES

Transformado em feriado nacional, o dia 7 de setembro é celebrado, sobretudo, nas grandes cidades do Brasil e é marcado por desfiles realizados pelo Exército brasileiro e por grupos de atuação nesses locais, como escolas, movimentos sociais, etc. Na capital, Brasília, são realizados desfiles de membros das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), assim como acontecem desfiles de bandas e até de veteranos da Força Expedicionária Brasileira, que lutou na Segunda Guerra.
Na região Oeste da Grande São Paulo, até o fechamento desta edição na quinta-feira, dia 5/9, ao menos três cidades divulgaram a programação de atividades.

  • Em Osasco, o desfile é promovido pela Secretaria de Educação da Prefeitura local e, neste ano apresentará o tema “A Ciência e a Tecnologia a Serviço da Humanidade”. O evento, aberto ao público, ocorrerá neste sábado, 7/9, a partir das 8 horas, na avenida dos Autonomistas, altura do número 3.030.
    A escolha desse tema, segundo a Prefeitura, reflete o compromisso da administração do prefeito Rogério Lins (Podemos) “com a modernização da educação na rede municipal”. O evento destaca a importância da tecnologia na formação dos alunos, preparando-os para enfrentar os desafios do futuro.
    Como parte do protocolo cívico, a cerimônia de Hasteamento das Bandeiras será realizada às 8 horas, em frente ao mastro da Câmara Municipal de Osasco, antecedendo o desfile.
  • Em Jandira, o desfile cívico de 7 de setembro terá início às 8 horas na avenida João Balhesteiro (em frente à estação da linha férrea). Para este ano, o tema escolhido pela Prefeitura local e “Entrelaços”, visando a “celebração da união e a diversidade da comunidade local”.
  • Em Santana de Parnaíba, também sob coordenação da Prefeitura local, o desfile deste sábado, 7/9, terá como tema “Escola: um espaço para construção de saberes”. O evento é organizado pela Secretaria de Educação e deve contar com a participação de aproximadamente 5 mil pessoas, entre alunos, professores, equipe técnica e coordenação.
    Em virtude da montagem e desmontagem da infraestrutura (palco e arquibancada), haverá interdição parcial da avenida Tenente Marques (local do evento), na altura do nº 5.555, Fazendinha, no horário das 6 às 14 horas. A programação oficial deve começar às 9 horas.
Celebrando a união e diversidade, o desfile em Jandira acontece na avenida João Balhesteiro – Foto: Secom/PM Jandira
A Prefeitura de Santana de Parnaíba aguarda cerca de 5 mil pessoas durante o desfile – Foto: Secom/PMSP
Em Osasco, o desfile na avenida dos Autonomistas é organizado pela Secretaria de Educação – Foto: Secom/PMO