Início Esportes Jogos das eliminatórias mexem na agenda e Brasileirão 2024 entra em recesso

Jogos das eliminatórias mexem na agenda e Brasileirão 2024 entra em recesso

1196
0
Foto: Danilo Fernandes/Ag. Corinthians/Divulgação

Brasileirão 2024 entra em recesso com Botafogo de volta à liderança

Por Marcelino Lima

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) suspendeu até 14 de setembro o Campeonato Brasileiro da Série A em obediências às “datas Fifa” reservadas para as eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, nas quais o Brasil enfrentará Equador e Paraguai (ver matéria nesta página). A interrupção ocorrerá com o Botafogo (RJ) de volta à liderança após bater por 2×0 o Fortaleza (CE) no sábado, 31 de agosto, quando começava a 25ª rodada e o Leão da Pici estava à frente do Fogão. O Glorioso abriu 2 pontos de vantagem sobre o tricolor cearense (50 x 48) que, no entanto, segue com um jogo em aberto; esta partida, válida pela 19ª rodada, está marcada para 11 de setembro, a partir das 19h30, contra o Internacional (RS), e ocorrerá na Arena Gigante da Beira Rio, casa do colorado (ver quadros).
Quando o Brasileirão 2024 for retomado, o alvinegro carioca receberá o Corinthians e o Fortaleza deverá ir a Curitiba visitar o Athletico. Os dias de recesso deverão ser aproveitados pelo Timão não apenas para se preparar melhor antes de viajar à cidade do Rio de Janeiro, onde tentará surpreender o líder, bem como recuperar alguns jogadores entregues ao departamento médico. É o caso do recém-contratado Héctor Hernandez, espanhol que estreava na Arena Itaquera, mas teve de abandonar o gramado antes dos 5 minutos do clássico diante do Flamengo (RJ). Apesar do repentino desfalque do atacante, a equipe mosqueteira venceu o rubro-negro por 2×1 no dia em que comemorou 114 anos de fundação. Apesar da festa pela vitória, apenas a 5ª da temporada, o onze do Parque São Jorge aparece com 25 pontos ganhos, em 17º lugar, degrau que é o primeiro da área de degola.
O Palmeiras, atual bicampeão, também superou seu mais recente adversário. Em campanha pelo tri consecutivo, o Verdão segurou o Athletico, em Curitiba (PR), ganhou por 2×0 e voltou para a sua sede com 47 pontos, em 3º na tábua de classificação. Em 15 de setembro, o Verdão recepcionará o Criciúma (SC).
Depois de algumas derrapadas que o deixaram dez jogos sem vencer, o Bragantino encerrou o jejum ao marcar em seus domínios 2×1 contra o Bahia (BA) no domingo, 1º de setembro. Com esse resultado subiu para 11º, com 30 pontos, sem contar o duelo que ainda deverá cumprir em casa, no dia 25/9, contra o Internacional (RS), pela 16ª rodada. Fechada a janela aberta para as eliminatórias, o Massa Bruta deverá esgrimir contra o Grêmio/RS (15º, 27). Na noite de quinta-feira, 5 de setembro, quando esta edição foi fechada, Juventude (RS) e Cuiabá (MT) fizeram um jogo atrasado da 16ª rodada, empataram em 0x0 e praticamente não mexeram na tábua de classificação geral.

TROPEÇO SOLITÁRIO

O São Paulo é o único clube entre os paulistas do Brasileirão 2024 que durante o hiato da competição terá de processar sua derrota durante a 25ª rodada. O tricolor do Morumbi perdeu por 2×0 para o Fluminense, no Maracanã (RJ) e se manteve com 41 pontos, em 6º lugar. Curiosamente seu adversário será o Cruzeiro (MG), que tem a mesma pontuação, mas por levar vantagem no saldo de gols (8×7) ocupa a 5ª colocação. O clássico frente à Raposa consta na agenda de 15 de setembro, em Belo Horizonte, a partir das 18h30.

SÉRIE D

Anápolis (GO) x Maringá (PR), às 16 horas, e Retrô (PE) x Itabaiana (SE), às 17 horas, abrirão no domingo 8/9, as semifinais do Campeonato Brasileiro da Série D. Com os mandos invertidos, as mesmas equipes voltarão a se encontrar uma semana depois, em 15/9, para apuração dos finalistas. As quatro garantiram acesso à Série C em 2025.
Os paulistas Água Santa, Internacional de Limeira, São José e Santo André estiveram entre os 64 clubes que em 28 de abril iniciaram o torneio equivalente à Quarta Divisão nacional e ficaram pelo caminho.

O Corinthians (camisa clara) superou o Flamengo, em Itaquera, mas segue na zona de rebaixamento do Brasileirão 2024 – Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians/Divulgação