Catedral de Santo Antônio permanecerá aberta 24 horas durante a visita das relíquias de Santa Teresinha
A comunidade da Catedral de Santo Antônio está se preparando para receber, no final deste mês de setembro, dias 25 e 26/9, as relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus. Para tanto, seus dirigentes estão solicitando aos frequentadores e fieis, de modo geral, que se organizem antecipadamente para o momento histórico, e também deverá promover atendimento especial a quem visitar a exposição.
De início, no período de 16 a 24 de setembro acontece a Novena das Rosas, que será realizada pelo padre Vinícius Soares, em preparação à visita, podendo ser acompanhada ao vivo pelo Instagram da Catedral (@catedraldesantoantonio).
Para os dias da visita das relíquias haverá uma programação especial, com vigília durante 24 horas por dia e até mesmo com missa durante a madrugada.
A programação oficial, no dia 25/9 (quarta-feira), começa com a acolhida das relíquias, que serão recebidas às 16 horas na praça Duque de Caxias (em frente à Catedral).
Para que os paroquianos possam ter atendimento adequado, voluntários estão se organizando para oferecer café, lanches, pastel, tortas, sucos, bolo e outros itens na Cantina de Santo Antônio, que ficará aberta durante todo o período.
A Catedral também disponibilizará itens que poderão ser adquiridos e guardados como lembrança desse momento, como uma edição especial da medalha de Santa Teresinha, livreto com a novena, rosas e camisetas.
Toda a renda arrecadada com a venda dos produtos será revertida para ajudar nas obras da igreja.
SANTA TERESINHA E AS RELÍQUIAS
Santa Teresinha do Menino Jesus entrou para o Carmelo de Lisieux, na França, com apenas 15 anos, por especial autorização do Papa Leão XIII.
Em seus escritos, ela ensinou a teologia profunda da simplicidade, chamada “a pequena via”, em que a religiosa ensina um caminho de fé baseado nas pequenas coisas, nos pequenos atos do cotidiano.
É tradição da Igreja Católica venerar relíquias, sinais da passagem de homens e mulheres exemplares na vivência da fé pelo mundo. As relíquias podem ser de primeiro grau (parte do corpo), segundo (objetos de uso pessoal, a exemplo de roupas) e terceiro (objeto que foi tocado pelo santo).
No caso de Santa Teresinha do Menino Jesus, as relíquias de primeiro grau (os ossos do fêmur e dos pés) são expostas numa urna e sua vinda ao Brasil faz parte das comemorações do Jubileu dos 150 anos do nascimento (2 de janeiro de 1873) e dos 100 anos da beatificação (29 de abril de 1923) de Santa Teresinha. Elas percorrerão cidades de Norte a Sul do país até 19 de outubro.