Início Esportes Botafogo vence São Paulo no Morumbi e avança à semifinal da Libertadores

Botafogo vence São Paulo no Morumbi e avança à semifinal da Libertadores

230
0
Mais eficiente nas cobranças de pênaltis, o Botafogo (camisa listrada) levou a vaga para as semifinais e despachou o São Paulo - Foto: Rubens Chiri/São Paulo FC

O Botafogo (RJ) se classificou para as semifinais da Copa Libertadores da América de futebol 51 anos depois da sua última participação nesta fase da competição, em 1973. O Fogão esteve no Morumbi na quarta-feira, 25 de setembro, empatou por 1×1 com o São Paulo, depois foi superior nas cobranças de pênaltis e ganhou por 5×4. No estádio Nilton Santos, uma semana antes, o duelo terminara 0x0.
O adversário do Glorioso será o Peñariol, do Uruguai, classificado na noite de quinta-feira, 26, após empate em 0x0 com o Flamengo (RJ). Os uruguaios já haviam vencido os cariocas por 1×0 uma semana antes, no Maracanã, e detinham a vantagem do empate.
A outra semifinal também já está definida e será entre River Plate (Argentina) e Atlético Mineiro, algozes do Colo-Colo (Chile) e do Fluminense (RJ). O tricolor das Laranjeiras é o atual campeão e lutava pelo bi.

Os jogos semifinais devem ocorrer nas duas últimas semanas do próximo mês de outubro.

AGREGADO ELÁSTICO

Diante de quase 45 mil pessoas presentes nas arquibancadas da Arena Itaquera na terça-feira, 24/9, o Corinthians voltou a superar o Fortaleza (CE) pelo confronto que ambos travaram nas quartas de final da Copa Sul-Americana, competição disputada simultaneamente à Copa Libertadores, e avançou para a semifinal. Uma semana antes, na casa do Leão do Pici, o alvinegro havia imposto 2×0. Diante de sua torcida fez 3×0, construindo 5×0 no placar agregado. Na noite de quinta-feira, 26, o Timão conheceu o seu adversário na semifinal: será Racing (Argentina), que goleou em Buenos Aires o Athletico por 4×1. Em Curitiba (PR), o Furacão triunfara por 1×0, mas a vantagem foi completamente revertida pelos argentinos.
Em outra chave da Sul-Americana, o Lanús arrancou sua classificação após dois empates (0x0 e 1×1) diante do Independiente Medellín, mais a vitória por 6×5 em cobranças de pênaltis, na Colômbia, reduto do adversário. A equipe Argentina será adversária do Cruzeiro (MG). A “Raposa” também esteve em campo na noite de 26 de setembro para defender a vantagem que trouxera do duelo de ida contra o Libertad, atuando em Assunción (Paraguai), onde vencera por 2×0; e, desta vez, apenas empatou em 1×1, garantindo a vaga para os mineiros.