GOVERNO DE SP REABRE 69 PARQUES ESTADUAIS
Na segunda-feira, 30 de setembro, o governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), promoveu a reabertura de 69 parques estaduais. As Unidades de Conservação são administradas pela Fundação Florestal e estavam fechadas desde o dia 1º/9 para priorizar a prevenção e combate a incêndios durante este período crítico de seca.
A decisão foi tomada após uma reunião do gabinete de crise do governo e baseia-se nas condições climáticas previstas para os próximos dias e no grau de risco de incêndios florestais. Outras 13 unidades de conservação permanecerão fechadas pelo menos até 12 de outubro. São parques localizados em áreas sem chuva e com focos de incêndio no entorno, que exigem ainda dedicação intensiva para evitar queimadas.
DETRAN-SP AUTUA 15 MOTORISTAS EM OSASCO…
Durante a Semana Nacional de Trânsito, de 18 a 25 de setembro, a Operação Direção Segura Integrada (ODSI) registrou 15 recusas de motoristas ao teste do bafômetro. A fiscalização do Detran-SP, que tem o objetivo de reduzir e prevenir os sinistros causados pelo consumo de bebida alcoólica combinado com direção, abordou 627 veículos nas avenidas Sport Club Corinthians e Fuad Auada. A iniciativa contou com o apoio de equipes das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica.
Dirigir sob efeito de álcool – quando o teste do etilômetro aponta o índice de até 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido – quanto recusar-se a soprar o bafômetro são consideradas infrações gravíssimas, segundo os artigos 165 e 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), respectivamente. Em ambos os casos, o valor da multa é de R$ 2.934,70 e o condutor responde a processo de suspensão da carteira de habilitação.
…E OUTROS 38 DURANTE OPERAÇÃO DIREÇÃO SEGURA EM BARUERI
Já em Barueri, durante o último sábado, 28 de setembro, a Operação Direção Segura Integrada (ODSI) registrou 34 recusas de motoristas ao teste do bafômetro e quatro autuações por direção sob influência de álcool. A fiscalização do Detran-SP abordou 1.405 veículos na rodovia Presidente Castello Branco (SP 280), na altura do km 20. A iniciativa contou com o apoio de equipes das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica.
Nos três tipos de autuações por alcoolemia (recusa, direção sob efeito de álcool e embriaguez), se houver reincidência no período de 12 meses, a multa é aplicada em dobro, ou seja, no valor de R$ 5.869,40. Além disso, o motorista responderá ainda a processo administrativo que poderá culminar na cassação do seu direito de dirigir, se forem esgotados todos os meios de defesa.