A seleção brasileira masculina de futebol voltará a atuar – na próxima semana – pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, que será promovida por Canadá, Estados Unidos e México. Nesta caminhada, a equipe treinada por Dorival Júnior aparece no momento em 5º lugar na tábua de classificação, com 10 pontos ganhos, após oito jogos. A colocação garantiria o escrete canarinho nos campos da América Central, posto que os seis primeiros embarcarão sem escalas para a competição e o 7º, ao término do torneio continental, ainda disputará uma repescagem.
Com apenas três vitórias, quatro derrotas e um empate, entretanto, a equipe não vem agradando ao torcedor e atuará pressionada diante do Chile, em Santiago, na quinta-feira, 10 de outubro, a partir das 21 horas. Já na terça-feira seguinte, dia 15/10, o adversário pela 10ª rodada será o Peru, agora em Brasília (DF), a partir das 21h45, em duelo que abrirá o segundo turno.
Os peruanos, atuais “lanternas”, com 3 pontos, perderam o jogo de ida em Lima em setembro de 2023, por 1×0, após segurarem o empate até os minutos finais. Esse foi, há um ano, um dos três triunfos do Brasil.
Para tentar melhorar esse rendimento, Dorival Júnior ainda busca um time ideal e na mais recente convocação chamou três novatos entre os 23 preferidos: os laterais que atuam na França, Abner (Lyon) e Vanderson (Mônaco), e o atacante Igor Jesus, do Botafogo (RJ).
A atual classificação das eliminatórias aponta a Argentina, líder, com 18 pontos ganhos, e a Colômbia, em 2º, com 16. Os quatro degraus seguintes são ocupados por Uruguai (3º, 15); Equador (4º, 11); Brasil (5º, 10) e Venezuela (6ª, 10), com uma vitória a menos que os brasileiros (2×3). Bolívia (7º, 9); Paraguai (8º, 9); Chile (9º, 5) e Peru (10º, 3) completam o bloco.