Início Política Regional ELEIÇÃO 2024: Treinados, mesários e mesárias são quase 2 milhões em ação...

ELEIÇÃO 2024: Treinados, mesários e mesárias são quase 2 milhões em ação nesta eleição

75
0

Em uma seção eleitoral, o mesário é o trabalhador essencial para garantir o sucesso da eleição. Ele recebe pessoas de origens e culturas diferentes para votar, orienta os cidadãos e dirige os trabalhos de votação. Nas Eleições Municipais de 2024, aproximadamente 2 milhões de pessoas atuarão como mesários em todo o país. O número exato, na verdade, divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é de 1.926.877 convocados. No Estado de São Paulo, 409.669 mesários e mesárias.
Todos eles, convocados ou voluntários que trabalharão neste pleito, passaram por capacitação, obtendo diversas informações sobre o funcionamento da eleição (antes e durante a votação), bem como sobre como preparar a seção eleitoral, ligar e desligar os equipamentos eletrônicos, inclusive a urna, e os documentos exigidos aos eleitores, entre outras.
Nas eleições, cada mesa receptora de votos é composta por quatro pessoas, sendo uma delas nomeada presidente. Quem assume essa função fica responsável por iniciar e encerrar a votação, manter a ordem na seção, comunicar ocorrências ao juiz eleitoral. Os demais mesários ficam responsáveis por identificar os eleitores e eleitoras, organizar a fila, colher a assinatura no caderno de votação e entregar o comprovante do voto, entre outras atividades.
Quem contribui com o pleito ganha dois dias de folga para cada dia trabalhado e outros dois por dia de treinamento oficial concluído para serem utilizados no emprego público ou privado, conforme acerto com o empregador.
Nas cidades onde houver o segundo turno, os mesários convocados terão do dia 9 a 26 outubro para realizarem o treinamento.
Qualquer pessoa maior de 18 anos e em situação regular com a Justiça Eleitoral pode ser mesário. O posto de trabalho é dentro da zona eleitoral em que está inscrito. Trata-se de atividade não remunerada, mas há contrapartidas, como: auxílio-alimentação no primeiro turno e, se houver, também no segundo turno; e direito a dois dias de folga para cada um que passar nos treinamentos ou atuando na função a que for designado no dia da votação.