Início Cidades Osasco promove Semana do Lixo Zero como forma de educação ambiental

Osasco promove Semana do Lixo Zero como forma de educação ambiental

1030
0
Foto: Secom/PMO

Debate e reflexão sobre consumo e descarte de resíduos fazem parte da Semana do Lixo Zero em Osasco

Com o propósito de promover o debate e a reflexão a respeito dos hábitos de consumo e o descarte correto dos resíduos, com o incentivo à não geração, redução, reutilização e à reciclagem, a Prefeitura de Osasco implantou na cidade, em 27 de agosto de 2021, através da Lei Municipal nº 5.128, a Semana do Lixo Zero.
Coordenado pela Secretaria de Serviços e Obras (SSO), por meio da Diretoria Geral de Gestão de Resíduos (Digres), neste ano o projeto será realizado na próxima semana, entre os dias 21 e 25 de outubro, e contará com o apoio de escolas da rede estadual de ensino, a Etec Dr. Celso Giglio (Centro Paula Souza), Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), e empresas como a EcoOsasco Ambiental, Tyre Eco Comércio de Pneus e Cintitec Ambiental (resíduos eletroeletrônicos). O Hospital Antônio Giglio também participa do projeto, sediando uma palestra sobre gestão de resíduos, que aconteceu de forma antecipada, no dia 7/10.
Para Waldyr Ribeiro, secretário de Serviços e Obras, “a participação da sociedade nesse movimento enriquece a pauta, oferece novas contribuições e fortalece o setor. A cada ano a Semana Lixo Zero se consolida ainda mais e quem ganha é a cidade e a população de Osasco”, avalia o secretário.
O principal foco, de acordo com o diretor de Gestão de Resíduos, Oscar Buturi, sempre é a educação ambiental. “A sensibilização da população em relação à geração de resíduos e sua correta destinação é nosso principal objetivo. Construir uma sociedade mais responsável e questionadora dos atuais hábitos de consumo e seus impactos no planeta é um desafio permanente que depende de cada um de nós”, esclarece.
A Semana contará com palestras de educação ambiental nas escolas e ações de revitalização de áreas degradadas. A abertura oficial será no auditório da Etec Dr. Celso Giglio, na Vila dos Remédios.

O incentivo à não geração, redução, reutilização e à reciclagem é tema que também estará presente na programação do evento – Foto: Secom/PMO