Início Esportes Empate do Botafogo reaquece briga pelo título do Brasileirão

Empate do Botafogo reaquece briga pelo título do Brasileirão

446
0
Foto: Cesar Greco/Palmeiras/Divulgação

Brasileirão 2024 para nas ‘datas Fifa’ com derrapada do Botafogo e Corinthians se distanciando do risco de queda

Por Marcelino Lima

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) terá de colocar o Campeonato Brasileiro da Série A em recesso mais uma vez para obedecer às “datas Fifa”, reservadas aos jogos de torneios eliminatórios para a Copa do Mundo de 2026, com a seleção brasileira em campo (ver Notas nesta página). Athletico x Atlético Mineiro é a única partida marcada dentro deste novo período de paralisação, que ocorrerá neste sábado, 16, a partir das 18h30, em Curitiba (PR). O duelo faz parte, ainda, da 19ª rodada.
Depois, em 20 de novembro, quarta-feira na qual em várias cidades será feriado do Dia da Consciência Negra, a bola voltará a rolar com o Botafogo, ainda líder, somando as maiores chances de título, mas com discreta queda após apenas empatar por 0x0 em casa com o Cuiabá (MT), além de o Corinthians já quase matematicamente garantido na elite em 2025 (ver quadros).
O Fogão manteve a ponta da classificação do Brasileirão 2024, contudo, com o tropeço diante do Cuiabá, no sábado, 9 de novembro, viu as distâncias que guarda do Palmeiras e do Fortaleza (CE), respectivamente 2º e 3º, baixarem e passarem a ser de 68 contra 64 e 63. Apesar dessa redução, a Universidade Federal de Minas Gerais ainda apurou a probabilidade de o Glorioso conquistar a taça em 70,2% (contra 22,6% dos alviverdes e 6% do Leão do Pici). O Verdão, atual bicampeão, que teve trabalho para bater o Grêmio pela contagem mínima, porém, segue alheio às estatísticas, acreditando que poderá encerrar o ano tricampeão. Para evitar que esta chama perca força, o Palmeiras irá a Salvador para, no dia 20, a partir das 20 horas, encarar o Bahia (8º, 46).
As boas vibrações que os esmeraldinos esperam encontrar na capital da Boa Terra favoreceram o Corinthians no sábado, 9, quando o Timão visitou o Vitória, até então colocado na tabela à frente do alvinegro do Parque São Jorge pelos critérios de desempate. Com menos de 5’, o goleiro Hugo Souza falhou e permitiu ao Leão da Barra abrir o marcador. Os mosqueteiros, entretanto, conseguiram virar e venceram por 2×1, triunfo que colocou a equipe em 10º, com 41 pontos ganhos; de acordo com a UFMG, agora com apenas 0,5 % de risco de degola. O posto, todavia, mudou uma posição, e agora o Timão é o 11º, já que, na noite de quarta-feira, 13, Flamengo e Atlético Mineiro empataram em 0x0 ao encerramento da 33ª rodada e os mineiros subiram à 10ª colocação, com 42.
Depois do recesso, o onze do Parque São Jorge receberá o Cruzeiro (7º, 47) a partir das 11 horas do dia 20/11, em Itaquera.
O rubro negro paranaense conta demais com a solitária partida que fará em sua arena contra os mineiros para evitar o “mico” de ser rebaixado em meio à histórica marca que comemora em 2024: seu centenário de fundação. O Athletico perdeu por 2×1 para o São Paulo no sábado, 9, e permanece entre os quatro piores desta edição do nacional (18º, 34). Já para o tricolor, a vitória foi festejada, pois manteve o clube com possibilidades reais de desembarcar para a Copa Libertadores de 2025 já na fase de grupos. Agora com 57 pontos, o próximo compromisso são-paulino será ante ao agonizante Bragantino.
O único representante do Interior paulista integrante da importante Divisão nacional se debate na teia e com a aranha prestes a ceiá-lo por ter apenas empatado (0x0) ao visitar o “lanterna” Atlético Goianiense. Com apenas 36 pontos, o Bragantino está em 17º e abre a zona sombria, com 41,5% de possibilidade de ser alijado para a Série B. O duelo contra o “Mais Querido”, que poderá fazer o vento começar a soprar para ajudar a tirar o Bragantino do pântano será também no dia 20/11, a partir das 16h30.

O Palmeiras (uniforme alviverde) bateu o Grêmio e com o empate do Botafogo diminuiu a desvantagem para os cariocas – Foto: Cesar Greco/Palmeiras/Divulgação