Início Esportes Grito de ‘é campeão’ do Brasileirão 2024 já está na ‘garganta’ do...

Grito de ‘é campeão’ do Brasileirão 2024 já está na ‘garganta’ do Botafogo

112
0
Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação

Botafogo dá cartas na casa alviverde e já pode garantir a taça do Brasileirão no estádio Beira-Rio

Por Marcelino Lima

Em uma das partidas que abriram a 36ª rodada do Campeonato Brasileiro de futebol da Série A, o Botafogo (RJ) visitou a Arena Palestra e derrotou o Palmeiras por 3×1 na terça-feira, 26/11, resultado que o recolocou na liderança, com 73 pontos ganhos, e elevou a 75,3% as probabilidades de levantar o título, segundo cálculos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Superado, o Verdão parou em 70 e, agora, o alvinegro da Estrela Solitária precisará apenas de 4 dos 6 pontos ainda em aberto para levantar a taça do Brasileirão 2024, façanha que poderá obter já na quarta-feira, 4 de dezembro, se ganhar do Internacional, em Porto Alegre (RS), e o alviverde tropeçar diante do Cruzeiro, em Belo Horizonte (MG). Ambos os duelos deverão começar às 21h30 (ver quadros).
A queda perante o “Glorioso” fez as chances esmeraldinas caírem a 23,8% de dar a volta olímpica e coroar com o tri a campanha em 2024. A participação do Palmeiras na fase de grupos da Copa Libertadores da América de 2025, entretanto, já está assegurada, e os prognósticos da UFMG indicam que ela poderá ser, mais uma vez, acompanhada pelo São Paulo. O tricolor vem de empate com o Atlético Mineiro (2×2) e aparece em 6º, com 59. Neste final de semana, o Mais Querido visitará o Grêmio e, na sequência, recepcionará outro gaúcho, o Juventude.
De virtual rebaixado para a Série B a postulante também de uma vaga na Libertadores 2025, e com seis vitórias encadeadas nesta reta final da Série A, o Corinthians modificou a equação contabilizados os 3×1 aplicados contra o Vasco (RJ) no domingo, 24, na Arena Itaquera. Com esse salto, o Timão figura em 9º na tábua de classificação; seus números são iguais aos do Bahia: ambos somam 47, porém, a equipe de Salvador leva vantagem nos critérios de desempate. O tricolor de Aço será adversário visitante do mosqueteiro na 37ª rodada, mas, antes, o alvinegro cumprirá escala em Santa Catarina diante do Criciúma, com 0% de risco de descenso; 36,8% de possibilidades de ingressar na repescagem da Copa Libertadores e 63,1% de voltar à Sul-Americana.
Uma das sensações no início do Brasileirão 2024, o Bragantino traçou caminho contrário ao do Corinthians: goleado no Sul pelo Internacional (4×1), ficou em 18º (37) e vai à antepenúltima rodada ostentando amargos 70,1% de se integrar ao pelotão dos quatro que descerão à Série B; o “grupo da morte” já conta com o Atlético Goianiense (20º, 26), mais o Cuiabá/MT (30). Para evitar que o cadafalso se abra, o Massa Bruta precisará recuperar o bom futebol das primeiras rodadas, “passar o carro” sobre o Cruzeiro e o Athletico e ainda “secar” oponentes mais avançados na corrida contra a queda.


MIRASSOL É DA ELITE

Santos, campeão (68); Mirassol, vice (67); Sport Recife, 3º colocado (66) e Ceará, na 4ª posição, (64) integram o pelotão dos promovidos para a Série A de 2025 ao término do Campeonato Brasileiro da Série B, após a realização da 38ª e última rodada. Chegar à elite nacional é um fato inédito apenas para a equipe do Interior do Estado bandeirante, fundada em 1925, pois o “Peixe” caíra em 2023; o Leão da Ilha do Retiro em 2021 e o Vovô na temporada de 2022.
Na outra ponta da tabela, o futebol paulista amargou as quedas dos “gigantes” de Campinas, Guarani e Ponte Preta, e do Ituano, que desceram junto com o Brusque (SC).
Campeão brasileiro em 1978 e vice em 1986, o Bugre terminou a Segunda Divisão na “lanterna”, com apenas 33 pontos ganhos, e cedeu sua cadeira para o Volta Redonda (RJ), vencedor da Série C. Os demais promovidos são Athletic (MG), Ferroviária (SP) e Clube do Remo (PA). Já São José (RS), Ferroviário (CE), Aparecidense (GO) e Sampaio Corrêa (MA) caíram para a Série D e desta ascenderam Anápolis (GO), Itabaiana (SE), Maringá (PR) e Retrô (PE).

O Corinthians (uniforme preto) engatou contra o Vasco a sexta vitória consecutiva da temporada – Foto: Danilo Fernandes/Meu Timão