A Câmara Municipal de Osasco aprovou durante a sessão legislativa de quinta-feira da semana passada, dia 28/11, o Projeto de Lei (PL) nº 70/2024, que transforma o município de Estrela, no Rio Grande do Sul, em “cidade-irmã” de Osasco.
Entre abril e maio deste ano, o município de Estrela foi um daqueles severamente atingidos pelas enchentes catastróficas do Rio grande do Sul, causando mortes e desabrigados por todo o Estado. A cidade teve 75% de seu território devastado e ainda passa por um momento de reconstrução.
Naquele momento, o próprio prefeito de Osasco, Rogério Lins (Podemos), encabeçou um movimento de solidariedade e viajou até o Sul para conhecer de perto todo o drama. Os osasquenses se mobilizaram com doações e ainda enviaram equipes da Defesa Civil, Guarda Municipal e voluntários para ajudar a população local, colaborando com mais de 100 toneladas de alimentos, roupas e remédios.
O PL é de autoria do prefeito, que passou por duas votações na Câmara Municipal, nos dias 26 e 28/11. Assim, ao retornar ao Executivo, deve receber sanção imediata de Rogério Lins.
Segundo informações contidas no texto do PL, o objetivo da proposta é fortalecer a cooperação entre as duas cidades e promover a base de reestruturação do município gaúcho.
O termo cidades-irmãs significa acordo entre duas cidades com afinidades ou importância econômica, promovendo cooperação mútua. Isso permite a troca de conhecimentos em áreas como saúde e cultura, intercâmbio cultural e aproximações na área comercial.